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Velocidade

Domingo passado foi um dia altamente veloz, ou seja, cheio de corridas de várias categorias das duas e quatro rodas. Às sete da manhã largou a Super Bike...

Reginaldo Baleia Leite
Publicado em 14/04/2010 às 23:41Atualizado em 20/12/2022 às 07:05
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Domingo passado foi um dia altamente veloz, ou seja, cheio de corridas de várias categorias das duas e quatro rodas. Às sete da manhã largou a Super Bike. Para quem não conhece é uma categoria de motos de 1000 cc, que teoricamente são iguais às esportivas a venda nas concessionárias, com alguns ajustes, suspensões melhoradas e os pneus Slick. São duas baterias por etapa. A primeira teve a vitória Leon Haslan, filho do veterano Ron Haslan, que esse ano anda de Suzuki e é o líder do campeonato. A segunda foi vencida pelo eterno candidato a campeão Noriyuki Haga, da Ducati. Essa segunda bateria foi palco de um gravíssimo acidente, quando o piloto Simon Andrews, da Kawasaki, saiu gravemente ferido. Isso causou uma bandeira vermelha, mas o acidente foi com o italiano Vittorio Iannuzzo, da Honda, que teve uma mão fraturada.   Depois foi a vez da segunda etapa da Stock Car V8, em Curitiba, com direito a transmissão direta do PLIM-PLIM. Essa categoria é tida como a principal do nosso automobilismo, mas em termos de disputa perde, e muito, para a popular F. Truck. Só que a Stock tem o PLIM-PLIM por trás e queira ou não queira isso faz diferença. A corrida foi vencida por Allan Khodair, que largou em segundo e seu companheiro de equipe, Marcos Gomes, o pole da etapa, foi prejudicado com uma parada de BOX desastrosa por parte de sua equipe, o que o alijou da disputa pela ponta. Se compararmos com outras etapas dessa categoria, até que essa teve mais emoção, mas a disputa tem sido decidida mais na estratégia do que na pista. Em segundo chegou Ricardo Mauricio, seguido de Nono Figueiredo, que lutou para chegar nessa posição. O quarto foi o bom e combativo Max Wilson. E em quinto outro “David” Valdeno Brito. O pole chegou apenas em sexto.   É bom lembrar que junto com a Stock V8 apresentam-se outras categorias como preliminares, e esse ano a novidade foi a copa Montana, que substituiu a Stock Ligths. Esta prova teve a presença de Nelsinho Piquet e foi vencida por Julio Campos, com Nelsinho em segundo, o que para um estreante foi muito bom. Às catorze horas foi a vez do mundial de motos largar com a categoria 125, que sempre foi a categoria mais disputada do mundial, mas que desta feita tinha um grid magro em relação aos anos anteriores. O palco foi o circuito de Losail, no Qatar, em etapa noturna, que não é novidade no mundial de motos. A vitória foi de Nicolas Terol, seguido de Efren Vasques, nome novo no pódio. Bradley Smith foi apenas oitavo, e era um dos nomes que certamente estaria na ponta.   No intervalo das 125 para a Moto GP foi apresentada a nova categoria do mundial, a Moto 2, que corre com motos 600 cc. Com motor Honda e chassis livre. Categoria que substitui as 250 de 2 tempos, que foram extintas mais pelo marketing do que pelos custos, como vinha sendo anunciado aos quatro ventos. Mas, a verdade é que a categoria foi um sucesso em termos de participações, com 41 inscritos. Essa nova categoria roubou equipes das 125 e da categoria de fundo da Super Bike a Super Sport, que também corre com motos 600 cc, mas com chassis de rua e com motos de várias marcas e sem motor mono marca. O vencedor da nova categoria foi Shoya Komisawa, a categoria conta com nomes com Alex Debón, 2º na etapa e oriundo das 250; Cruzel, que foi 3º, e o ótimo Toni Elis, da Moto GP até 2009, que chegou em 4º. De Angelis, West, Simon, e vários nomes conhecidos dos mundiais de 125 e 250 e Nicollo Canepa, dono última fila de todos grids da moto GP de 2009. E para fechar a lista, Fonsi Neito, eterna promessa da Espanha. Na moto GP todos esperam a vitória do Stoner, mas ao contrário de suas características largou mal e Rossi também, ao contrário largou até que bem. Porém, quem foi um foguete na largada foi o triste Dani Pedroza.  Mas algumas voltas se passaram e Pedroza ficou e Stoner liderava tranquilo, quando de repente caiu, sozinho, e aí foi Valentino que comandou o espetáculo. Andréa Dovidioso fez uma ótima corrida e chegou em terceiro. Nick Haiden fez uma das suas melhores corridas na Ducati e finalizou em quarto. Lorenzo foi o segundo. Mas quem chamou atenção foi o Bem Spins da Yamaha Tech 3, com uma quinta posição. Esse é o cara que no ano que vem deve ser piloto na Yamaha Fiat. O cara anda muito e vai ser o campeão depois da era Valentino Rossi. E se alguém duvidar, aposto, e pago dois contra um.   E para fechar o dia nas terras do Tio Sam, uma vitória brasileira na Indy, no Alabama. Helinho Castroneves venceu a terceira etapa do campeonato. Não foi no braço e sim na estratégia. Mas para muitos tem seus méritos. E na verdade o que vale é quem cruza a linha de chegada em primeiro, desde que não use métodos anti-esportivos, o que não foi o caso do paulistano boa gente e maior marqueteiro da categoria. Helinho é o piloto de maior popularidade da categoria. Venceu a corrida de maior prestígio na América, as 500 Milhas de Indianápolis por três vezes, e venceu um concurso de dança muito popular nos EUA. Também ficou conhecido como um dos poucos homens que foi perdoado pelo fisco norte-americano, apesar das evidências. E no sábado teve Nascar, em Phoenix, com a vitória de Ryan Newman.   Horário dos treinos e corrida na China:    1º Treino – Sexta, 23h00 - SporTv  2º Treino Sexta, 03h00 - SporTv  3º Treino Sábado, 00h00 - SporTv  Qualificação Sábado, 03h00 - Globo  Corrida Domingo, 04h00 – Globo e Jovem Pan

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