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VEM AÍ O GP DA EUROPA

Depois de um breve recesso, o cirquinho da F1 estará de volta neste final de semana. Teremos o GP da Europa, que pelo segundo ano será realizado em Valencia, na Espanha...

Reginaldo Baleia Leite
Publicado em 19/08/2009 às 23:37Atualizado em 20/12/2022 às 11:04
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Depois de um breve recesso, o cirquinho da F1 estará de volta neste final de semana. Teremos o GP da Europa, que pelo segundo ano será realizado em Valencia, na Espanha. Estranhamente, a cidade possui um autódromo, mas esta etapa é realizada num circuito de rua, coisas do Verme. Para quem não se lembra, essa pista se localiza numa zona portuária, que em alguns trechos nos lembra Mônaco, com alguns belos iates ancorados. Mas a principal característica do circuito é que ele possui uma ponte. A corrida do ano passado foi totalmente dominada por Massa, dos treinos até a bandeirada final. Esse GP da Europa, nos últimos anos era realizado na Alemanha, mas depois que o alemão se aposentou o público alemão minguou. E aí, a velha raposa inventou esta etapa de rua na Espanha. País que se tornou em uma das maiores torcidas do circo, depois do bi campeonato do Alonso. Por falar no espanhol, a equipe Renault, já na terça-feira da semana passada estava com seus caminhões e seu estafe técnico no circuito hispânico. Até parece que sabiam que os cartolas transformariam a suspensão em multa. Fato que só ocorreu na segunda-feira (17-08). Além de Alonso, a equipe francesa deve apresentar o substituto do Nelsinho Piquet, Romain Grosjean. Por outro lado, já pensou o sufoco que os organizadores iriam passar sem a presença do Alonso. Quando o alemão disse que ia correr, foi o maior corre-corre para cima dos ingressos que ainda estavam disponíveis para o evento. Depois vem o alemão e diz que não estava em condições de pilotar. Só aí já houve um certo movimento de torcedores querendo o dinheiro do ingresso de volta. E depois disso, se o ídolo maior dos espanhóis ficasse impedido de correr imagine o bafafá que seria. Mas o bom senso econômico prevaleceu. A Renault pagará cinquenta mil euros de multa e achou pouco, pois assim se livra de problemas com seus patrocinadores.   Depois do não do alemão, a mídia especializada se lembrou do Felipe Massa. Aqui no Brasil, foi o locutor oficial do PLIM-PLIM que o entrevistou em sua residência. Já na Europa, tem publicação italiana dizendo que o brasileiro depois de exames em Paris, no começo de setembro, já poderia correr em Monza, no dia 13 de setembro. Mas depois que vi o olho esquerdo do piloto em sua última entrevista, acho que pode demorar mais um tempo. Mas se depender do humor e da vontade do piloto, na semana que vem ele já anda de Kart. Para a corrida de Valencia, a lógica nos diz que podemos ter uma corrida parecida com a da Hungria. Com a McLaren e a Ferrari como nos velhos tempos. Mas ainda acredito muito na Red Bull. A verdade, porém, só aparecerá nos treinos e na classificação. Tomara que a McLaren continue a andar bem, como fez na Hungria e faria na Alemanha, se não fosse alijada logo na primeira curva. E se isso acontecer sorte para o Button, que com os bons resultados da dupla da equipe inglesa atrapalharia a evolução de Vettel e Webber. Isto se realmente a carruagem da Brawn virou abóbora. Pois o temido carro branco do início da temporada não tem assustado nem a Williams. Incrível como os outros carros evoluíram e o carro de Brackley ficou estático.   No final de semana anterior tivemos a etapa da República Tcheca, do mundial de motos. A 125 foi disputada como sempre; houve um momento durante a corrida em que dez pilotos disputavam a quarta posição. Isso mesmo, dez. Na frente três pilotos: Terol, Ianoni e Simon dividiam as atenções. A vitória ficou com Nicolas Terol, seu primeiro trunfo no mundial. Na duque galo, outro festival de disputas. A liderança trocou de dono cinco vezes nas cinco primeiras voltas. Ao todo, a disputa pela ponta teve mais de quinze trocas de líder. Mas no final deu o urso do cabelo duro, Marco Simoncelli, que travou um belo duelo com Bautista e Aoyoma. Mas quem deu sufoco mesmo foi Matia Pasini, que estava com uma moto bem inferior, e mesmo assim conseguia fazer a reta com muita eficiência. Aoyama continua na liderança do campeonato, 172 pontos. Seguido de Bautista, com 160 e o atual campeão Simocelli, com 140. Apesar da campanha irregular, Simoncelli promete disputar o título até o final. Aoyama lidera até agora por sua regularidade, pois anda numa Honda que foi desenvolvida para Pedroza, na sua última temporada na categoria 250, em 2005. Na categoria rainha as disputas foram mais brandas. Praticamente ficou restrita ao Dovisioso e Elias, pelo terceiro posto. O duelo mais esperado entre Rossi e Lorenzo, praticamente não houve. Rossi liderava e foi alcançado por Lozenzo, que passou sem resistência por parte do italiano. Ao mesmo tempo Rossi não desgrudou da traseira de Lorenzo, que não suportou a pressão e foi ao chão pela segunda vez seguida. Rossi abriu cinquenta pontos de vantagem para cima do espanhol. Podendo agora ficar duas etapas sem pontuar em relação ao espanhol, que ainda não perde a liderança.

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