CIDADE

2º ano do Ensino Médio teve a maior evasão no ano passado

A taxa de reprovação apurada pelo levantamento do Inep também apontou maior índice entre estudantes do Ensino Médio, com 9,2%

Tito Teixeira
Publicado em 20/05/2022 às 20:55Atualizado em 18/12/2022 às 19:39
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No Ensino Fundamental a evasão foi baixa, ficando em 1,1%, segundo os dados do Inep (Foto/Reprodução)

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) retratam a taxa de abandono escolar no Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o país, no ano passado. Em Uberaba, somente no Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) a média foi de 1,1%. O 2º ano do Ensino Médio foi o que registrou o maior índice de evasão, com 8,6%.

Os dados estão disponíveis no portal Inep e no sistema do Educacenso, com os resultados finais da segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2021 (Situação do Aluno), que trata do rendimento e do movimento escolar dos estudantes declarados na primeira fase da pesquisa estatística.

No Ensino Médio, o volume de abandono nas escolas de Uberaba foi de 7,2%. A maior incidência de evasão ocorreu no 2º ano, com 8,6% dos alunos que abandonaram as atividades escolares.

A pesquisa trouxe também dados referentes ao índice de aprovação das escolas durante o período da pandemia de Covid-19. Em 2021, nas escolas de Ensino Fundamental, em Uberaba, a aprovação chegou a 96,7%, e no Ensino Médio, a 86,9%. Já a taxa de reprovação no Ensino Fundamental foi de 1,5% e no Ensino Médio, de 9,2%.

Principal pesquisa estatística da Educação Básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da Educação Básica: ensino regular, educação especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e educação profissional.

As matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e para o planejamento e a divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep. O censo também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo acompanhar a efetividade das políticas públicas.

Essa compreensão é proporcionada por meio de um conjunto amplo de indicadores que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros. Todos são calculados com base nos dados do Censo Escolar e parte deles serve de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE).

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