Balanço do governo federal aponta que, aproximadamente, 70 mil pessoas foram beneficiadas pelo programa Farmácia Popular nos 10 primeiros meses do ano. Desse total, pelo menos 43 mil são mulheres, o que corresponde a mais de 60% dos beneficiados
O Farmácia Popular disponibiliza medicamentos gratuitos para diabetes, asma, hipertensão, osteoporose, anticoncepção (Foro/Reprodução)
Balanço do governo federal aponta que, aproximadamente, 70 mil pessoas foram beneficiadas pelo programa Farmácia Popular nos 10 primeiros meses do ano. Desse total, pelo menos 43 mil são mulheres, o que corresponde a mais de 60% dos beneficiados.
Pelo menos 65 mil pessoas retiraram medicamentos gratuitos para diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e contraceptivos. Outras 20 mil adquiriram medicamentos com desconto. Do total de usuários do programa, em torno de cinco mil pessoas são beneficiárias do Bolsa Família e retiraram todos os medicamentos de forma gratuita.
Quase mil pessoas inscritas no CadÚnico retiraram absorventes. Atualmente, em Uberaba, 80 farmácias estão conveniadas no Programa Farmácia Popular.
O Programa Farmácia Popular do Brasil é um programa do governo federal que visa complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde (APS), por meio de parceria com farmácias e drogarias da rede privada. Dessa forma, além das Unidades Básicas de Saúde e/ou farmácias municipais, o cidadão poderá obter medicamentos nas farmácias e drogarias credenciadas ao PFPB.
O Farmácia Popular disponibiliza medicamentos gratuitos para diabetes, asma, hipertensão, osteoporose, anticoncepção e, a partir de 10 de julho de 2024, também para dislipidemia (colesterol alto), rinite, doença de Parkinson e glaucoma.
O programa oferece, ainda, medicamento de forma subsidiada para o tratamento de diabetes mellitus associada a doença cardiovascular, além de fraldas geriátricas para incontinência. Nesses casos, o Ministério da Saúde paga parte do valor dos produtos (até 90% do valor de referência tabelado) e o cidadão paga o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia. Ao todo, o Farmácia Popular contempla 12 indicações, incluindo absorventes higiênicos gratuitos para as beneficiárias do Programa Dignidade Menstrual.