SAÚDE

2° Congresso Espírita de Uberaba abre diálogo entre o espiritismo e saúde mental

A 2ª edição do Congresso Espírita de Uberaba irá explorar temas como depressão, angústia e suicídio entre jovens

Dandara Aveiro
Publicado em 12/11/2024 às 14:36
Compartilhar

O aumento de casos de depressão, angústia e até suicídio entre crianças e adolescentes tem sido um dos maiores desafios enfrentados pela sociedade contemporânea. A ciência já aponta a relação entre fatores emocionais, sociais e psicológicos, mas para os espíritas, essa crise vai além: trata-se de um fenômeno ligado à transição planetária e ao processo de regeneração da Terra, como já previsto por Allan Kardec em suas obras. 

O 2° Congresso Espírita de Uberaba (CEJA) traz à tona um tema profundamente relevante: “Espiritismo e Psicologia”. Com a proposta de discutir a complexa relação entre o adoecimento mental e as transformações espirituais da humanidade, os palestrantes irão abordar questões como suicídio juvenil, conflitos das gerações, e as psicopatologias do novo mundo de regeneração.  

De acordo com Mara Valenttim e Eurípedes de Almeida, organizadores do evento e entrevistadas do JM News 1ª Edição, na Rádio JM, a obra póstuma de Kardec aponta que, à medida que o planeta entra em uma nova fase de regeneração, os seres humanos enfrentam uma crescente dificuldade de adaptação, com um aumento significativo dos quadros de adoecimento psicológico.  

Esse processo, chamado de "adoecimento do espírito", é visto como um reflexo das dificuldades que os seres enfrentam para se desapegar de velhos hábitos, de sentimento de culpa e de padrões de comportamento ultrapassados. 

No livro O Homem Integral, que será abordado no congresso, Joanna de Ângelis, por meio da psicografia de Divaldo Franco, explora esse conceito quando descreve que a formação do ser humano é uma integração entre corpo, mente e espírito, sendo que o adoecimento de qualquer um desses aspectos afeta a totalidade do indivíduo.  

Nos temas do congresso, questões como a "perda do sentido existencial" e os "conflitos das gerações" são apontadas como possíveis fontes para a atual onda de psicopatologias, principalmente em jovens que se veem sem perspectivas de futuro, sem um propósito claro e sem apoio emocional adequado. 

Lembrando que o 2º CEJA acontece entre os dias 15 e 17 de novembro, no Centro de Eventos da ABCZ. Para mais informações acesse: Sympla.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por