ESCOLA SEGURA

20 de abril: comunidade escolar promove campanha de paz nas escolas em Uberaba

Nas redes sociais circula a possibilidade de grande massacre nas escolas ao redor do país neste dia 20, mas as forças de segurança estão mobilizadas em tranquilizar pais e alunos

Daniela Miranda
Publicado em 19/04/2023 às 18:13Atualizado em 19/04/2023 às 18:25
Compartilhar
Escolas ao redor do Brasil, inclusive em Uberaba, promovem campanha em prol da paz (Foto/Reprodução)

Escolas ao redor do Brasil, inclusive em Uberaba, promovem campanha em prol da paz (Foto/Reprodução)

Diante da ameaça de massacres em escolas mineiras neste dia 20 de abril, comunidade escolar pretende mudar o discurso em Uberaba. Campanha de promoção da paz nas escolas ganha destaque em todo o país, com repercussão também na cidade, com a proposta de espalhar amor e solidariedade, ressignificando a data como o dia de compaixão, amor e gratidão. A ideia é que cada criança leve uma flor, um bombom, um cartão ou um abraço para distribuir entre professores, colegas, coordenação, direção, equipe de limpeza e demais integrantes da escola. 

A professora Silvia Regina Sidney está entre as muitas professoras que apoiam a iniciativa. Segundo ela, é fundamental criar um ambiente escolar acolhedor. "Nós estamos vivendo em um mundo onde a paz é fundamental, e a paz começa conosco, com as ações que a gente faz tanto na escola quanto fora, nos nossos grupos de amigos, de família e com respeitando com nossos alunos", comenta. 

Coordenadora pedagógica e professora da Escola Municipal Professor Geni Chaves, Silvia Sidney conta que nesta quinta-feira (20), a equipe acadêmica irá promover um coral com a música "O Mundo Pela Paz", além de uma faixa na porta da escola com alguns balões brancos. "Os alunos e professores vão de camiseta branca e vamos amarrar uma fitinha branca em todos da comunidade acadêmica, dizendo que escola é lugar de gente feliz, de paz, de aprendizagem, e não de violência ou de qualquer ato que possa destruir a aprendizagem dos meninos", reforça.

Silvia Sidney ainda destaca que a campanha não deve ser vista como um evento isolado, mas sim como uma iniciativa contínua para criar um ambiente escolar seguro e pacífico. Ela acredita que iniciativas como essa podem ajudar a formar indivíduos mais empáticos e conscientes de seu papel na sociedade.

Ameaça de ataques

O dia 20 de abril tem sido apontado nas redes sociais como a data de um grande massacre. Apesar disso, as forças de segurança em todo o país se mobilizam no intuito de tranquilizar pais e alunos. Em Uberaba, a Polícia Militar monitora o caso desde os episódios nacionais e descarta qualquer possibilidade de que se torne uma realidade local.

Em recente entrevista ao Jornal da Manhã, o major da 5ª Região de Polícia Militar (RPM), Vagner Moraes, informa que os serviços de inteligência da PM têm buscado quem está propagando as inverdades. O militar reforça que há possibilidade de responsabilização criminal em virtude do crime. Igualmente mobilizadas estão a Polícia Civil e a Guarda Civil Municipal. 

A data remete ao Massacre de Columbine, atentado em um colégio nos Estados Unidos que deixou 15 mortos, em 1999. Tem referência também ao aniversário do ditador alemão Adolf Hitler, que nasceu no mesmo dia, em 1889.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por