Análise realizada pelo núcleo de Pesquisa & Inteligência da Fecomércio/MG aponta que 45,5% das empresas envolvidas nas vendas do Dia dos Namorados têm expectativa de vendas melhores que no ano passado. O período impacta 62,1% das empresas do comércio varejista no Estado.
A pesquisa ainda apontou que 27,9% esperam resultados piores e 26,6% aguardam resultados iguais. Os motivos com maior percentual de aderência das empresas para justificar suas expectativas positivas são: otimismo/esperança (45%), aquecimento do comércio (29,7%) e o valor afetivo da data (18%). Já entre os motivos para aquelas com expectativa de resultados piores se destacam o comércio estagnado (44,1%), crise econômica (23,5%) e consumidor mais cauteloso (20,6%).
Para melhorar as vendas no período, 80,2% dos empresários impactados pretendem realizar divulgações para atrair o consumidor, especialmente através do Instagram e WhatsApp. Ainda, 73,4% já se encontram com o estoque abastecido.
O gerente do Sindicomércio de Uberaba, Thiago Árabe, destacou que o Dia dos Namorados se destaca no calendário de negócios do comércio varejista pelo apelo emocional e comercial, movimentando praticamente todos os setores do comércio. Neste ano, a data será comemorada em uma quarta-feira.
A Fecomércio ressalta que a adoção de ações estratégicas por parte dos empresários evidencia o destaque especial atribuído ao período, que sensibiliza consumidores de diversas faixas de idade e renda. Cabe ao empresário se estruturar para melhor aproveitar as oportunidades geradas pela data, que fecha o calendário promocional do primeiro semestre.
Os motivos para expectativas de resultados melhores mais indicados pelos empresários foram otimismo/esperança (45%), aquecimento do comércio (29,7%) e valor afetivo da data (18%).