A nona edição do Mutirão de Castração da Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, terminou no sábado (28) com saldo de 930 animais castrados em 10 dias de campanha, sendo 653 felinos e 277 caninos.
O secretário de Meio Ambiente, Edno César Silveira, destacou a importância do convênio com o Hospital Veterinário da Uniube (HVU) para a realização do mutirão, que ao todo castrou 10.333 cães e gatos somando todas as edições, de 2022 a 2024. "Já superamos a meta inicial que era de 10 mil animais até o final de 2024. A castração é a política pública mais eficaz e importante no controle populacional e de saúde animal", disse.
Foram castrados, de acordo com o superintendente de Bem-Estar Animal, Rafael de Carvalho Oliveira, 167 gatos de colônias nos dois dias reservados exclusivamente para as protetoras que cuidam desses animais. Ele lembrou que Uberaba tem, atualmente, mais de 200 colônias de felinos, em diversos pontos da cidade.
O Mutirão de Castração é realizado por meio dos convênios da Prefeitura de Uberaba com o Consórcio de Municípios do Vale do Rio Grande (Convale) e Hospital Veterinário da Uniube (HVU). As cirurgias são feitas no castramóvel da Sociedade de Proteção dos Animais e Saúde Humana (Supash), contratada pela Convale.
São parceiros nos mutirões a Codau, as Secretarias de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, a de Defesa Social (SDS), via Guarda Municipal, de Comunicação (Secom), Fundação de Esporte e Lazer (Funel) e Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub).