Miniabatedouro de aves em São Basílio, em Uberaba (Foto/Divulgação PMU)
Miniabatedouro de aves de São Basílio, na zona rural de Uberaba, vai ganhar câmara fria. O processo de compra do equipamento está em curso e, uma vez instalado, ele dobrará a capacidade de produção local, responsável pelo abate e comercialização de frango caipira no município.
Inaugurado em dezembro de 2018, o abatedouro conta com 12 mil criadores associados. A produção mensal é de 4 mil quilos de carne de frango/mês.
Nesta semana, a gestora da unidade e tesoureira da Associação dos Produtores de São Basílio, Cláudia Cordeiro, se reuniu com o titular da Secretaria do Agronegócio (Sagri), Agnaldo Silva, para se informar do processo para compra de uma câmara fria para o frigorífico.
O secretário disse que o edital está em formatação e a expectativa é de que ele seja publicado em meados de março. “Na licitação, com recursos próprios da Prefeitura de Uberaba, a Sagri irá adquirir e montar câmara fria no Abatedouro de Aves São Basílio.” O valor mediano do equipamento e serviço, informou Agnaldo, gira em torno de R$193 mil.
Para Cláudia, a dotação do abatedouro com câmara fria implicará no crescimento da unidade. De cara, disse, vamos dobrar a capacidade de produção, superando a casa dos 8 mil quilos/mês. Além disto, ressaltou que a medida atende exigência do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) para liberar alvará autorizando a unidade a comercializar o frango caipira São Basílio para todo o estado de Minas Gerais.
Pioneiro na gestão compartilhada, Poder Público e pequenos produtores, o abatedouro de Uberaba tem servido de exemplo para vários municípios, como Uberlândia e Ituiutaba. O próximo a conhecer as instalações, no mês seguinte, será o governo da cidade de Moema (SP), que planeja incentivar os criadores daquele município com um miniabatedouro de aves.