AGROPECUÁRIA

ABCZ integra o Comitê Gestor do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas

Tito Teixeira
Publicado em 01/08/2024 às 20:22
Compartilhar

Aconteceu em Belo Horizonte a Oficina do Ministério da Agricultura sobre as Ações de Recuperação e Conversão de áreas degradadas (Foto/Reprodução)

Integrando o Comitê Gestor Interministerial do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas (PNCPD), a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) participou, em Belo Horizonte, da Oficina sobre as Ações de Recuperação e Conversão de Áreas Degradadas, promovida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O objetivo do encontro foi compartilhar dados, identificando ações e áreas prioritárias para recuperação e conversão de pastagens do estado. A associação foi representada pelo superintendente do Departamento Internacional e gestor do programa Integra Zebu, Juan Lebron.

“A participação da ABCZ neste comitê é muito importante, já que temos forte atuação na pecuária brasileira, representando produtores e trabalhando em busca do desenvolvimento sustentável da atividade”, destacou Lebron.

O representante da ABCZ lembrou que, desde 2020, a associação desenvolve o programa Integra Zebu, com objetivo de promover a recuperação de pastagens junto a pequenos produtores de todo o país. A recuperação ocorre por meio da adoção dos sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Atualmente, o programa contempla mais de 70 propriedades nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Tocantins. As ações envolvem diversos parceiros, como Emater, Embrapa, Epamig e empresas privadas.

“O Integra Zebu tem uma característica muito específica, que é atender o pequeno produtor, que tem mais dificuldade técnica e financeira para adotar as ações de recuperação. O programa, além de reformar as pastagens, é quase um multiplicador de tecnologia. Quando é aplicado em uma unidade, pelos resultados positivos, acaba atraindo novos produtores”, enfatizou o gestor do programa da ABCZ.

Esta foi a terceira edição do encontro, de uma agenda de dez, que acontecerão nos estados que possuem maior número de propriedades rurais. As diretrizes contribuirão para a implementação do PNCPD, em convergência com o Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária 2020-2030 (Plano ABC+), que visa aumento de renda dos produtores, preservação do meio ambiente e segurança alimentar.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por