CIDADE

ABCZ normaliza registro dos filhos de Radar

Helena Cunha
Publicado em 05/03/2011 às 23:48Atualizado em 20/12/2022 às 01:19
Compartilhar

Já foram retomados os procedimentos para registro de animais filhos do touro da raça gir Radar dos Poções. Os criadores interessados poderão registrá-los, desde que os animais tenham paternidade comprovada por exames de laboratório, tendo como referência o perfil alélico oficial do reprodutor, disponibilizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Para os pecuaristas que adquiriram material genético adulterado por engano, foram estipuladas normas excepcionais na concessão dos registros, a partir de revisão de cada caso. 

"Nós vamos acompanhar os associados que quiserem providenciar os testes de paternidade, fazendo a colheita de material genético de forma oficial, para que eles possam enviar aos laboratórios com maior segurança. Havendo compatibilidade genética, os produtos do Radar receberão os referidos documentos. Não havendo, o criador terá a oportunidade de regularizar os documentos dos produtos, desde que seja providenciada a identificação da nova paternidade", explica o superintendente técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Luiz Antonio Josahkian.

A ABCZ havia suspendido temporariamente a concessão de registro de animais filhos de Radar após denúncias de venda de sêmen falso do touro. Na época, a ABCZ adquiriu uma dose de sêmen rastreada, proveniente de empresa credenciada junto ao Mapa, e repassou a amostra para devidas providências ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, que é responsável pela licença e fiscalização de empresas do setor de imunogenética. Por decisão do Mapa, o sêmen foi analisado em laboratório dos Estados Unidos para a determinação do verdadeiro perfil alélico do touro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por