Prédio da UFTM, na avenida Getúlio Guaritá (Foto/Divulgação)
Foi publicado pelo Conselho Universitário (Consu) o edital que torna público a abertura de inscrições aos docentes efetivos da Carreira de Magistério Superior da UFTM, ocupantes dos cargos de Professor Titular ou Professor Associado nível 4 ou que sejam portadores do título de doutor e que estejam interessados e aptos a integrar a lista tríplice para efeito de nomeação do reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Gestão 2023/2027.
As inscrições serão realizadas via Sistema Eletrônico de Informações (SEI -ambiente SEC-CONS), mediante requerimento apresentado à Secretaria dos Conselhos Superiores, em processo aberto pelo usuário especificamente para a finalidade, acompanhado do curriculum vitae e do respectivo programa de trabalho. O prazo para inscrição se encerra no dia 3, até as 23h59min.
Em recente consulta à comunidade acadêmica, foi vencedora a chapa composta pelas professoras Marinalva Vieira Barbosa, docente do curso de Letras e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação, e pela professora Meire Soares Ataíde, docente do curso de Medicina, da disciplina de Dermatologia e chefe do serviço de Dermatologia da UFTM, foi a escolhida com maior percentual de votos.
Para Marinalva, a vitória mediante votação paritária, é o resultado do encontro de diferentes segmentos da UFTM em torno de uma proposta. “A composição da chapa já demonstra tal articulação, uma vez que conseguimos trazer conosco docentes, discentes e técnicos de todas as áreas da UFTM. A defesa da necessidade de integração da Universidade está presente na composição da chapa e na realização da campanha – que, mesmo tendo sido realizada em um curto período, foi baseada no diálogo e no respeito à pluralidade de ideias”, destacou a professora Marinalva, escolhida na consulta para reitora da UFTM.
“Ouvimos a comunidade da UFTM com muito cuidado. No plano de trabalho, nas defesas das propostas, sempre tivemos como base essa vontade expressa de construção de um projeto comum, integrado e dialógico. Além disso, contamos com uma comissão eleitoral bastante atenta aos princípios democráticos. Isso, somado ao sistema de votação usado, fez com que o processo de consulta transcorresse dentro da normalidade democrática”, afirmou a professora Meire, escolhida como vice-reitora da UFTM.
Após a formação da lista tríplice, ela será encaminhada para o Ministério da Educação (MEC) para a escolha do Presidente da República.