(Foto/Divulgação)
Devido à queda nas temperaturas, a Prefeitura de Uberaba iniciou a distribuição de cobertores para pessoas em situação de rua. A ação é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social. Com estoque de 700 cobertores, as mantas também serão entregues a unidades de acolhimento institucional que atendem esse público.
A distribuição ocorre durante as ações de busca ativa do Serviço Especializado em Abordagem Social, que atua de forma contínua ao longo do ano em áreas de concentração da população em situação de rua. Os cobertores são entregues para aqueles que optam por não ser encaminhados aos abrigos.
Conforme o gerente de Atenção Social a Grupos Vulneráveis, Terence Melo, atualmente a Secretaria de Desenvolvimento Social cofinancia 211 vagas sociais em cinco unidades de acolhimento institucional destinadas ao atendimento desse público. As instituições possuem características residenciais e oferecem moradia temporária, alimentação, higienização e outros cuidados para auxiliar o acolhido na superação da situação de rua.
"Das 211 vagas sociais, 42 estão disponíveis para atender a uma eventual demanda maior nos próximos dias. Esse número, no entanto, é rotativo, variando conforme novos acolhimentos e desligamentos. Estamos monitorando a ocupação das vagas e preparados para ampliar o atendimento, se necessário”, afirmou Melo.
Além da distribuição realizada pelas equipes da Abordagem Social, os cobertores também são entregues durante atendimento no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), localizado provisoriamente ao lado da sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, no bairro Estados Unidos.
A Casa de Passagem do Migrante e Itinerante, no bairro Pontal, também recebeu reforço no estoque de cobertores. A unidade oferece acolhimento provisório a migrantes e itinerantes em passagem por Uberaba.
Ao ver uma pessoa em situação de rua, a Secretaria de Desenvolvimento Social orienta o cidadão a acionar a Abordagem Social pelo telefone (34) 99667-4451.