ASSISTÊNCIA

Abordagem social em Uberaba enfrenta resistência, mas sem casos de agressão

Em junho, até o momento, foram 168 ligações, 177 abordagens e 79 acolhimentos efetivos

Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 20/06/2023 às 19:56
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Serviço de Abordagem Social (Foto/Arquivo/Flickr/Prefeitura de Uberaba)

Serviço de Abordagem Social (Foto/Arquivo/Flickr/Prefeitura de Uberaba)

O Serviço Especializado de Abordagem Social da Prefeitura de Uberaba, funcionando em plantão de 24 horas durante o período de frio, ainda não consegue acolher todas as pessoas da situação de rua, por resistência dos próprios cidadãos. No entanto, casos de violência ou agressões a servidores não acontecem mais, apesar das negativas. A informação é da secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes, ao JM News 1ª Edição

Ela ponderou, à Rádio JM, que o serviço de abordagem social tem resultados positivos desde a implementação. Além dos encaminhamentos de pessoas em situação de rua às casas de acolhimento, o programa recebe doações de mantas, cobertas e peças de vestuário. "A gente recebe muitas doações, isso é importante ressaltar. A comunidade de Uberaba está sempre atenta. A ação que promovemos no frio é muito positiva. Nesse plantão de 24h, conseguimos alcançar um número maior de pessoas em situação de rua que precisamos acolher", completou a secretária. 

Gicele Gomes revelou que, somente no último final de semana, foram 20 abordagens realizadas nos plantões da madrugada, das 00h às 06h, mas apenas 11 acolhimentos. Apesar das nove negativas, a secretária argumentou, quando questionada, que um ponto positivo seria a boa relação entre os agentes da abordagem e os moradores de rua. "A gente sempre tem quem não vai nos acompanhar, mas fazemos a abordagem porque temos essa esperança. A Aboradgem Social está aí há algum tempo. Então há um efeito com relação ao trabalho e uma relação entre os moradores e a abordagem. E os que não querem nos acompanhar, outro dia a gente tenta novamente", esclareceu. 

No mês passado, o Serviço Especializado de Abordagem Social contabilizou mais de 900 ligações atendidas, 287 abordagens e 246 encaminhamentos para acolhimento. Já em junho, até o momento, foram 168 ligações, 177 abordagens e 79 acolhimentos efetivos. Os atendimentos no Centro Pop somam 406. 

Ao ver uma pessoa em situação de rua, o cidadão pode acionar o Serviço pelo (34) 9 9667-4451. As equipes fazem busca ativa de cidadão nessa situação e também atendem às solicitações que chegam pelo telefone. 

A van da Abordagem Social fará o transporte das pessoas que aceitarem atendimento para a Casa de Passagem ou para casas de acolhimento institucional onde há vagas financiadas pela Prefeitura -- atualmente, são 197 vagas distribuídas em seis Organizações da Sociedade Civil (OSC). Duas dessas instituições também aceitam o companheiro de estimação. 

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