Pessoa em situação de rua (Foto/Ilustrativa)
Com as temperaturas ultrapassando os 35ºC e índices de humidade baixíssimos, em torno de 15%, a população uberabense tem enfrentado dificuldades para lidar com o calor intenso. Essa situação se torna ainda mais preocupante quando consideramos as pessoas em situação de rua e aquelas que vivem em condições precárias.
E é por isso que as equipes da abordagem social da Prefeitura de Uberaba continuam atentas aos chamados da população. Até o mês de outubro deste ano foram contabilizados cerca de 2.800 atendimentos pela abordagem social.
Além disso, equipes da assistência social têm intensificado as abordagens nas ruas, buscando identificar e encaminhar as pessoas em situação de vulnerabilidade para esses abrigos. A abordagem social visa garantir que todos tenham condições dignas de enfrentar as altas temperaturas.
Atualmente, a Prefeitura cofinancia 206 vagas em casas de acolhimento institucional para abrigar a população em situação de rua. O encaminhamento é feito pelo Serviço Especializado em Abordagem Social.
“As medidas adotadas pela Prefeitura visam proteger e amparar aqueles que enfrentam condições adversas, reforçando o compromisso do município com o cuidado e o respeito aos seus cidadãos”, explicou a Prefeitura de Uberaba por meio de sua assessoria de comunicação.
O cidadão pode acionar a Abordagem Social pelo (34) 99667-4451. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 6h a 0h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 22h.
Caso a pessoa em situação de rua não deseje ir para uma casa de acolhimento institucional, ela pode contar com o Centro POP como suporte. Entre os serviços oferecidos pelo Centro POP estão: inscrição no Cadastro Único; apoio social e psicológico; suporte para conseguir documentos pessoais; espaço para higienização; orientação e encaminhamento para outros serviços públicos; atividades culturais e oficinas.
Pode interessar: Calor infernal será constante no verão uberabense