Número de atendimentos a pacientes que fazem o abuso de álcool e drogas em Uberaba aumentou 30% no último quadrimestre, em relação ao mesmo período anterior. Os dados são do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS-AD), que presta o serviço de apoio e tratamento a pelo menos 500 usuários atualmente, e foram informados pela chefe do Departamento de Políticas sobre Drogas, Dayane Andrade, à Rádio JM.
Segundo Dayane, o abuso das substâncias psicoativas é considerado um gargalo pelo sistema público de saúde, que tem trabalhado em políticas focadas na prevenção, como forma de evitar novas dependências e em pessoas mais jovens. “Estamos com um projeto piloto na Escola Municipal Esther Limírio Brigagão para fazer esse mapeamento e trabalhar políticas públicas que sejam efetivas, atingindo essa população mais jovem e intensificando a prevenção”, informa.
Ainda segundo a chefe do departamento, atualmente o CAPS AD conta mais de 500 usuários, sendo que grande parte são usuários frequentes. Dayane diz que, só nos últimos três meses de 2023, foram realizados 2.300 atendimentos.
Pode interessar: Uberaba oferece serviço antitabagismo nas unidades básicas
“O CAPS AD possui 12 leitos de internação que ficam até 14 dias para fazer acompanhamento e depois dar continuidade no tratamento. Porém a pessoa tem que querer. Não funciona como uma comunidade terapêutica", afirma Dayane Andrade.
Ela explica que, na maior parte dos casos, são os familiares quem solicitam apoio. “Porque já passa por um período que está prejudicando não só ao paciente, mas a família como um todo. Então, as famílias têm procurado bastante. Mas o que deixamos frisado aqui é que o CAPS AD é porta aberta e a pessoa tem que querer ajuda”, finaliza.
O CAPS AD é um Serviço Especializado em Saúde Mental, assistência de média e alta complexidade, destinado ao cuidado integral das pessoas que fazem uso problemático crônico nocivo/abusico de crack, álcool e outras drogas. Possui ainda leitos de acolhimento noturno, que funcionam 24 horas, destinados ao atendimento de pacientes em tratamento no CAPS AD na iminência de crises de abstinência, agitações e evitando assim internações em hospital psiquiátrico e/ou em clínicas de longa permanência.
O paciente é acolhido por um profissional da equipe multiprofissional, que irá avaliar se tem perfil para assistência na modalidade de CAPS. Se a indicação for para assistência em CAPS AD, a equipe multiprofissional, junto ao paciente, elaborará o Plano Terapêutico Singular no qual será especificada sua frequência no serviço e áreas de cuidado das quais se beneficiará.
O interessado pode procurar o serviço na rua Renato José Prudêncio, 270, no bairro Josa Bernadino, das 7h às 17h, com RG, cartão do SUS e comprovante de residência.