As atividades tiveram início ontem no Jardim Maracanã, onde idosos da região se reuniram na quadra do bairro (Foto/Divulgação)
Com atividades no Jardim Maracanã, teve início, nesta quarta-feira (12), a campanha "Junho Violeta" de combate à violência contra a pessoa idosa. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds), em parceria com o Núcleo Intersetorial de Prevenção da Violência e Promoção da Paz (Nupaz) e a Câmara de Uberaba.
Durante a manhã, idosos da região se reuniram na quadra para atividades de conscientização e de promoção à saúde. A equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) abordou os tipos de violência contra o idoso, como a negligência, o abuso financeiro e violências física e psicológica, bem como os canais de denúncia.
Houve também orientações jurídicas sobre os direitos da pessoa idosa, serviços de saúde como testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e atividades físicas.
O aposentado João Ribeiro Guimarães, de 85 anos, destacou a importância de ações nos bairros para a criação de vínculos e para a integração de idosos com dificuldades de deslocamento. "Quanto mais atividades, quanto mais atenção às pessoas de idade, mais a gente se sente seguro. Aqui, na comunidade, somos um pelo outro", afirmou o morador do Residencial Rio de Janeiro.
Na próxima terça-feira (18), a programação será levada para a Unidade de Atenção ao Idoso (UAI), no mesmo horário. Devido à reforma da sede da Unidade, a UAI funciona, temporariamente, na Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Uberaba (Funel), no bairro Abadia.
Já no dia 24 de junho, está marcado o 1º Seminário de Conscientização e Prevenção Contra a Violência à Pessoa Idosa. O evento será das 8h30 às 16h30, no anfiteatro da Prefeitura de Uberaba. Ainda durante o mês, haverá a distribuição de material informativo em unidades da rede municipal que atendem ao público da terceira idade.
"Diversos fatores podem favorecer a violação de direitos das pessoas idosas, como o desconhecimento de direitos e o isolamento social. Por isso, ações de prevenção e sensibilização junto à comunidade são necessárias", ressaltou o gerente do CREAS, Leonardo dos Santos. A unidade, vinculada à Seds, oferece serviços de assistência social ao idoso em situações de risco social ou de violação de direito.
Em caso de violência contra o idoso, o cidadão pode denunciar no Disque Direitos Humanos - Disque 100, na Polícia Militar pelo 190 ou na Delegacia de Polícia Civil.