Assalto realizado na terça-feira, dia 01, por um homem que se identificou como agente de Zoonoses, atrapalhou o trabalho dos verdadeiros agentes em Uberaba, ontem. Segundo o Departamento de Controle de Zoonoses, vários profissionais foram barrados ao tentarem fazer o controle de possíveis focos do mosquito da dengue nas residências.
O diretor do Departamento, André Ribeiro, ressalta a necessidade de a população receber bem o agente. “Estamos em situação de alerta, atuando em toda a cidade, o mutirão de limpeza está no bairro Boa Vista, depois vai se estender para outros pontos da cidade. Mas o agente faz a visita nas residências com o intuito de impedir a formação de novo focos”, explica.
Justamente por causa do ocorrido esta semana, como o assaltante utilizou do nome da Zoonoses para entrar em uma residência, o combate à Dengue foi de certa forma afetado. “Não conseguimos fazer todo o atendimento que estava previsto. Várias pessoas não receberam os agentes. Caso a pessoa tenha alguma dúvida, basta pegar o nome completo do agente que vai estar no crachá e ligar na Zoonoses, que confirmamos se a pessoa faz parte ou não da equipe”, pontua André.
O agente sempre vai estar uniformizado com a camisa gola polo amarela, e no bolso da blusa a logo da Prefeitura, o crachá, e a bolsa também devidamente identificados com o material para eliminação de possíveis focos de proliferação do Aedes aegypti.
Em nota, a Secretaria de Saúde divulgou que já tomou providências e apurou junto à moradora, que o responsável pelo assalto à residência no bairro Abadia não é funcionário do órgão.
O departamento também posiciona que já são tomados todos os cuidados para não ocorrer o extravio dos uniformes usados. Quando ocorre desligamento de agentes, o uniforme é recolhido. Em caso de dúvidas sobre a identificação, a orientação é entrar em contato pelo telefone 3317-4660 ou 3315-4173.