CLIMA SECO

Nuvem de poeira faz Uberaba bater recorde de consumo de água este ano

Dandara Aveiro
Publicado em 11/09/2025 às 10:52
Compartilhar
A previsão indica que as condições climáticas no município devem permanecer secas e quentes até o final do mês (Foto/Reprodução)

A previsão indica que as condições climáticas no município devem permanecer secas e quentes até o final do mês (Foto/Reprodução)

Uberaba registrou nesta quarta-feira (10) o maior consumo de água desde o início da estiagem, com 28,7% do volume medido pela Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau). O aumento foi atribuído à combinação de clima seco, baixa umidade, ventos fortes e nuvem de poeira agravada por queimadas na cidade e região. O alto consumo reforça a necessidade de fechamento noturno dos reservatórios, prática adotada pela quinta vez nesta semana para preservar o abastecimento

Segundo Giovanni Molinero, diretor de Desenvolvimento e Saneamento da Codau, entre 6h e 22h o índice de uso chegou a 28,7%. “Só a termos de comparativo, a média num dia ideal de consumo, fica entre 17 e 18%. Acredito que em função da nuvem de poeira aliada às queimadas, que trouxeram muita sujeira e fuligem”, afirmou em entrevista à Rádio JM

O fenômeno citado pelo diretor foi visível na terça-feira (9), quando ventos de até 51 km/h levantaram uma nuvem de poeira sobre Uberaba. Medições da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) indicaram concentração de material particulado, além de ozônio e dióxido de enxofre, fatores que, combinados com baixa umidade, deixaram a qualidade do ar a níveis desfavoráveis. Além disso, a umidade relativa do ar atingiu apenas 8%, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), índice considerado extremamente baixo, mantendo Uberaba e toda a região, em estado de alerta devido à seca. 

Vale ressaltar que o alto consumo de água registrado impacta diretamente no abastecimento. A Codau programou o fechamento noturno total dos reservatórios pela quinta vez consecutiva nesta semana. A previsão indica que as condições climáticas no município devem permanecer secas e quentes até o final do mês, com possível retorno das chuvas previsto após o dia 20 de setembro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por