Depois de quase duas horas de atraso, a cerimônia de apuração de votos que decidiu a escola de samba campeã do carnaval uberabense este ano teve início na tarde de ontem no CentroPark.
Presença aguardada, o prefeito Anderson Adauto (PMDB) não compareceu ao evento, e a mesa de apuração foi composta pelo presidente da Liga das Escolas de Samba e Blocos de Uberaba, a Lesbu, Sinfrônio Júnior, integrantes da comissão, representantes da prefeitura e o diretor de departamento de Ações Culturais e Assuntos Afro, Edcarlo Carneiro, o Kaká.
Desde o início da contagem, a Preciosa do Leblon já se mostrava em desvantagem e anunciava o irreparável quarto lugar, com 86,8 pontos. Em terceiro lugar, a comunidade dos Bambas do Fabrício, que não ultrapassou os 90,8 pontos, parecia não acreditar na pontuação mencionada pelo locutor a cada quesito. A disputa acirrada ficou para a oito vezes campeã seguida Rosa de Ouro, e a escola que desbancou a turma do Mercês e Santa Marta, Acadêmicos do Santa Maria. Mas a grande vencedora começou a ser revelada em uma reviravolta, quando, faltando apenas três quesitos para o fim da apuração, a escola do bairro Santa Maria avançou.
Como resultado, por seis décimos de diferença, Acadêmicos do Santa Maria levou para o barracão 99,0 pontos, ante os 98,4 da segunda colocada, Rosa de Ouro, além do troféu e o valor de R$7 mil, sagrando-se a grande estrela dos festejos de Momo do município em 2011.
Para o presidente da escola, Cristiano César, o samba-enredo “O Brasil tem festa o ano inteiro” coroou o momento de alegria dos integrantes do grêmio. Trabalho, segundo Cristiano, feito por quem não deixa morrer as raízes e tradições de um povo que não se cansa de comemorar a vida. A campeã se apresenta neste domingo, ao lado de Luciano Borges, no Mercado Municipal.