Após queixas sobre acúmulo de resíduos no bairro Abadia, empresa realizou a limpeza e promete ações preventivas
Segundo relatos, em algumas regiões os resíduos permanecem nas vias por vários dias (Foto/Reprodução)
Acúmulo de lixo tem irritado moradores da região central de Uberaba. Um deles acionou a reportagem do Jornal da Manhã para relatar o que chama de descaso com a Praça da Abadia, que acolhe o santuário em homenagem à padroeira da cidade. Segundo o reclamante, o local tem se tornado um “depósito de lixo”. Questionado pelo JM, o Consórcio S informou a retirada do lixo nesta quinta-feira (15).
Esta não é a primeira vez que moradores reclamam do acúmulo de lixo na cidade, sobretudo no bairro Abadia. Segundo relatos, em algumas regiões os resíduos permanecem nas vias por vários dias, agravando a situação e gerando incômodo à população. Vale reforçar que o cronograma de coleta de lixo em Uberaba, o bairro Abadia recebe a visita de coletores às terças, quintas e sábados, no período noturno.
Procurado pela reportagem, o Consórcio S, responsável pela coleta de resíduos domiciliares orgânicos em Uberaba, informou que, desde a implantação do novo cronograma de coleta, em setembro do ano passado, não houve impactos negativos na eficiência das operações nem dificuldades operacionais. A empresa ressaltou ainda que é responsável exclusivamente pela coleta de resíduos domiciliares orgânicos.
Após queixas sobre acúmulo de resíduos no bairro Abadia, empresa realizou a limpeza e promete ações preventivas (Foto/Divulgação)
“Não fazem parte do escopo do serviço atividades como varrição, limpeza de praças e áreas públicas, coleta de resíduos de feiras livres, podas, entulhos ou outros resíduos especiais, executados por outros contratos específicos do município”, informou.
Ainda segundo a Consórcio S, a empresa não enfrenta dificuldades para realizar a coleta nos diferentes bairros da cidade, operando com estrutura, equipes e frota suficientes para atender integralmente ao cronograma estabelecido.
Quanto às reclamações da população, a empresa esclarece que recebe demandas que, em muitos casos, não correspondem ao serviço de sua responsabilidade, estando relacionadas a resíduos que não fazem parte da coleta domiciliar orgânica ou a descartes realizados fora dos dias e horários previstos.
Por fim, o Consórcio S destaca que o volume de resíduos coletado está nos parâmetros operacionais previstos e que não há, neste momento, desafios relevantes nas operações. Segundo a empresa, o principal fator para o sucesso do cronograma ajustado continua sendo a colaboração da população, por meio do descarte e acondicionamento corretos dos resíduos domiciliares orgânicos nos dias e horários estabelecidos. A empresa acrescentou ainda que a equipe de educação ambiental irá ao local reforçar as informações básicas e evitar que a situação volte a se repetir.
Para registro de solicitações, dúvidas ou informações, a população pode entrar em contato pelos seguintes canais oficiais: S. Ambiental (SEMPRE UBERABA), pelo 0800 591 6842; CODAU, pelo FALE 115.