Intitulado “Da suspeição e impedimento do juiz, no exercício de suas funções em processos de cooperativas agropecuárias e de crédito, das quais é sócio cooperado”, a obra apresenta uma tese inédita sobre o impedimento de magistrado
Januário Barbosa dos Santos Júnior nasceu em Uberaba, onde é advogado desde 2001. Em seu primeiro livro ele disserta sobre a temática do Impedimento e da Suspeição de juízes, onde expõe de forma detalhada processos envolvendo cooperativas agropecuárias e de crédito.
A obra apresenta um compilado de informações acerca do cooperativismo e uma abordagem inédita sobre o impedimento de magistrado que é sócio cooperado, de atuar em processos onde a Cooperativa de Crédito ou Agropecuária figuram como partes.
A ideia para a produção do livro surgiu em decorrência da saga jurídica deste advogado, que peleja perante Tribunal de Justiça de MG e o Conselho Nacional de Justiça, para ver decreta a Suspeição em relação a si, de um magistrado lotado numa comarca do interior. Notícia que inclusive já foi veiculada no Jornal da Manhã Online (26/04).
Esse conflito desencadeou uma profunda reflexão sobre as implicações das relações entre magistrados e cooperativas, resultando em pesquisas e estudos. Onde o advogado desenvolve ideias e por meio de argumentos inéditos explora como esse envolvimento pode influenciar no “princípio da imparcialidade” e na aplicação da justiça nos processos.
A publicação deste livro coincide com o momento em que o STF, permite que magistrados julguem processos patrocinados por outros advogados de escritórios em que seus parentes trabalham. O livro “Da suspeição e impedimento do juiz, no exercício de suas funções em processos de cooperativas agropecuárias e de crédito, das quais é sócio cooperado”, trata do inciso V do art. 144 do NCPC, e mostra a relevância da discussão desta temática tão atual, afirma o autor Januário.
Esta obra é um marco significativo no entendimento e discussão dessas questões no âmbito jurídico. E promete ser uma leitura essencial para operadores do direito, estudantes, empresários, pessoas envolvidas com cooperativismo e todos os interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre as complexidades das relações entre o sistema de justiça e cooperativas.
O livro pode ser solicitado gratuitamente via e-mail do advogado januariojunioradvocacia@yahoo.com.br e em breve poderá ser adquirido em edição especial e ampliada na loja online da Amazon.