Redução é atribuída à interrupção de voos para São Paulo; obras de ampliação e novos voos para Guarulhos devem impulsionar retomada ainda este ano
O Aeroporto Mário de Almeida Franco, em Uberaba, registrou 76,5 mil passageiros em 2025, queda de 21,8% em relação ao ano anterior, de 100,2 mil, segundo dados da Aena Brasil. A retração é atribuída à redução de voos da Gol para Campinas e Congonhas. Com a inauguração de viagens para Guarulhos, a chegada da LATAM e obras de ampliação, a expectativa é de recuperação gradual ainda neste ano.
O terminal manteve operações regulares ao longo do ano, mas a diminuição da malha aérea impactou diretamente o fluxo de embarques e desembarques. Atualmente, o aeroporto opera voos diários para Confins, com cerca de 3 mil passageiros mensais, e o novo voo direto para Guarulhos deve acrescentar aproximadamente 3,5 mil passageiros por mês. “O Aeroporto de Uberaba recebeu 76,5 mil passageiros em 2025. Em 2024, foram 100,2 mil. O número é menor em razão da interrupção, ao longo do ano, de rotas de Uberaba para Campinas e Congonhas, em São Paulo. A expectativa é de retomada gradual do volume de viajantes com a inauguração do voo direto para Guarulhos, conexão estratégica com um dos maiores hubs da América do Sul”, afirmou. A Aena ressalta ainda, que avalia novas oportunidades de rotas e aumento de assentos, em parceria com companhias aéreas, autoridades públicas e o trade turístico local.
Além disso, o aeroporto passa por obras de modernização que elevarão a capacidade anual de 96 mil para 222 mil passageiros. Entre as melhorias estão a expansão do saguão de embarque de 1.500 m² para 4.300 m², criação de oito balcões de check-in, dois portões de embarque, nova área de desembarque, controle de segurança ampliado e alongamento da pista de pouso em 70 metros. A conclusão das intervenções está prevista para junho deste ano.
Segundo a operadora aeroportuária, a ampliação e modernização têm como objetivo tornar o aeroporto mais atraente a novas companhias e rotas, além de atender à demanda de cidades menores da região, evitando a perda de passageiros para o Aeroporto de Uberlândia. “A Aena avalia o potencial de crescimento da região de forma ampla, considerando não apenas a concorrência de terminais maiores, como Uberlândia, mas também a demanda reprimida de cidades menores do entorno, que podem ser melhor atendidas com uma oferta aérea mais adequada”, ressaltou.
A chegada da LATAM Airlines Brasil, com três voos semanais para Guarulhos, também é considerada estratégica para reforçar a conectividade de Uberaba e estimular o fluxo de passageiros, especialmente nos setores de negócios e agronegócio, pilares da economia regional. A expectativa do setor é que, com a ampliação da malha aérea e as melhorias no terminal, o aeroporto retome crescimento consistente ao longo de 2026.
Leia também: Voo direto para Montevidéu saindo de Confins abre nova conexão para passageiros de Uberaba