SUPERLOTAÇÃO

Pacientes voltam a relatar reagendamento surpresa e filas na chuva no Milton Toubes

Ouvintes dizem que chegaram em jejum após ligação da Fila Eletrônica, mas foram informados de novo horário; SEU afirma que apura o fluxo com a Saúde

Débora Meira
Publicado em 03/02/2026 às 11:36
Compartilhar
Paciente relata que recebeu ligação da Fila Eletrônica na véspera com horário marcado para a manhã, mas, ao chegar ao local em jejum, foi informado de que o atendimento seria horas depois (Foto/Reprodução)

Paciente relata que recebeu ligação da Fila Eletrônica na véspera com horário marcado para a manhã, mas, ao chegar ao local em jejum, foi informado de que o atendimento seria horas depois (Foto/Reprodução)

Ouvintes da Rádio JM voltam a denunciar reagendamentos inesperados e superlotação no Ambulatório Dr. Milton Toubes Alonso nesta terça-feira (3), em Uberaba. Um paciente relata que recebeu ligação da Fila Eletrônica na véspera com horário marcado para a manhã, mas, ao chegar ao local em jejum, foi informado de que o atendimento seria horas depois. O caso ocorre menos de uma semana após situação semelhante ter sido denunciada ao JM.

Além dele, outra ouvinte reclamou sobre a lotação do local, que levou pacientes a esperarem do lado de fora da unidade, mesmo com o período chuvoso em Uberaba. À reportagem, a Sociedade Educacional Uberabense (SEU), gestora da unidade, informou que apura o fluxo com a Secretaria Municipal de Saúde, a fim de esclarecer a situação.  

Um dos ouvintes explicou ter recebido a ligação da Fila Eletrônica para agendamento para a realização dos exames nesta manhã, às 7h35. Contudo, chegando no Ambulatório Milton Toubes foi informado que seu horário era 10h45. “O mesmo ocorreu com as demais 20 pessoas que estão comigo em fila paralela. Todos nós em jejum de 8 horas e alguns, como eu, sem urinar há algumas horas”, relata o paciente. 

O ouvinte afirmou ainda que aguardava na fila eletrônica há cerca de dois meses. “Cheguei com uma hora de antecedência. É um absurdo fazer isso comigo e com os outros pacientes, que são, em sua maioria, idosos”, disse. Além dele, outra ouvinte relatou que o excesso de pessoas provocou filas do lado de fora da unidade, mesmo chovendo em Uberaba nesta manhã.  

Procurada, a Sociedade Educacional Uberabense (SEU), gestora do Amulatório Milton Toubes, informou que os horários de agendamento e a quantidade de pacientes por horário estão dentro da normalidade, respeitando os parâmetros pactuados e a capacidade operacional, que prevê até 72 atendimentos por hora. 

“A instituição esclarece que as situações pontuais de maior lotação não decorrem do número de pacientes agendados por horário. Por esse motivo, o fluxo elevado está sendo verificado em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Nesse processo, foi reforçada a importância de que seja repassado aos pacientes, por meio da Fila Eletrônica, o horário exato do atendimento, a fim de evitar deslocamentos antecipados e concentração excessiva de pessoas no local”, revelou, em nota. 

Além disso, a SEU orienta que os pacientes compareçam com, no máximo, 15 minutos de antecedência, contribuindo para a organização do fluxo e para a melhoria da qualidade no atendimento. 

A Secretaria Municipal de Saúde foi procurada, mas até o fechamento desta matéria não havia se manifestado. O espaço permanece aberto à manifestação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por