PREVENÇÃO

Afogamentos em Uberaba e região preocupam bombeiros; veja dados

Em 2023, na área do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba já foram 15 afogamentos

Rafaella Massa
Publicado em 24/07/2023 às 21:20Atualizado em 25/07/2023 às 05:16
Compartilhar
Bombeiros procuram vítima de afogamento na região (Foto/Divulgação BBM)

Bombeiros procuram vítima de afogamento na região (Foto/Divulgação BBM)

As altas temperaturas e o período de férias tornam favorável o turismo em cachoeiras e áreas de lagos e rios na região de Uberaba. No entanto, essas visitações precisam de cuidado. Em 2023, já foram realizados 15 salvamentos por afogamentos na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, sendo um em Uberaba. As informações são do 8° Batalhão de Bombeiros Militares (8°BBM).  

A corporação também contabiliza dois salvamentos de pessoas em inundação, alagamento e enxurrada e um outro tipo de salvamento aquático, ou seja, situações específicas e que não se enquadram nas opções anteriores. No Triângulo e Alto Paranaíba, essas ocorrências reúnem cinco casos. Também foi realizada uma busca e recuperação de cadáver submerso este ano. 

Entre uma das cachoeiras mais perigosas da região está a localizada no Rio Claro, conhecida como “Cachoeira da Fumaça". Entre os anos de 2010 e novembro de 2020, foram registrados 18 acidentes ocorridos no local. Em dez anos, foram 16 mortes.   

O número de óbitos por afogamentos em Minas Gerais, avaliado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) no período de 2010 a 2020, chegou a 249 casos. No panorama nacional, o afogamento é a segunda maior causa de morte nas idades entre 5 e 14 anos. Ainda, anualmente, mais de sete mil brasileiros morrem por afogamentos. 

À Rádio JM a tenente do 8º BBM, Karla Batista, esclareceu algumas dicas para evitar que acidentes aconteçam nesses locais. “Principalmente com relação a crianças, não devemos deixá-las sozinhas. Também nunca saltar de locais elevados porque pode ter uma pedra, não beber bebida alcoólica e entrar na água e evitar brincadeiras de mau gosto. Também, evitar entrar em água poluída ou em locais que tenha alguma placa de alerta”, pontua. 

Curso. O Corpo de Bombeiros desenvolve, neste mês de setembro, o curso de guarda-vidas, voltado à população civil. Esta é uma das ações da corporação em combate aos afogamentos. O curso é voltado para a prática de salva-vidas em piscinas. Serão ofertadas 20 vagas com inscrição gratuita, que pode ser feita na rua 13 de maio, n° 74, sede do batalhão.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por