Unidade Móvel de Vacinação (Foto/Divulgação)
Agentes Comunitários de Saúde de Uberaba e da macrorregião passarão por capacitação sobre Calendário Básico de Vacinação Busca Ativa, nesta terça-feira (11). A capacitação será realizada pela equipe das diretorias de Atenção à Saúde, Vigilância em Saúde e Pfizer.
De acordo com a referência técnica da Central de Vacinas, Priscilla Amaral, entre os objetivos está a atualização dos profissionais referentes a todos os imunológicos, o acolhimento e a busca ativa dos pacientes da Estratégia da Saúde da Família.
“Estamos trazendo a equipe da Pfizer para falar sobre a importância do engajamento e busca ativa de forma adequada para que todas as pessoas que são assistidas pelo programa de Estratégia de Saúde da Família estejam em dia com os cartões de vacinação. É de suma importância que os profissionais entendam o papel deles no processo, e nos auxiliem no direcionamento das ações a quem está cadastrado”, explica.
Ainda segundo Priscilla, apesar da boa adesão à busca já realizada pelo governo municipal, como é o caso da ação realizada na Câmara Municipal de Vereadores, a procura ainda está aquém do esperado. “A procura continua aquém que a gente gostaria. Os números tem mostrado que, graças a deus, subiram [as aplicações]. A gente tá tendo resultados melhores, mas a gente gostaria tivesse subido um pouco mais. E essa capacitação que a gente vai fazer na terça feira, tem o objetivo justamente de levar o conhecimento do calendário vacinal”, pontua.
Pode interessar: Baixa adesão de uberabenses às vacinas de rotina causa preocupação
Além do calendário vacinal atual, a capacitação também deve abordar o início da campanha de multivacinação, previsto para o começo de agosto, de acordo com Amaral. “Temos o objetivo de levar conhecimento do calendário vacinal novamente para os agentes comunitários, nós tivemos alguns que entraram há pouco tempo, então a gente vai estar falando com os novos e com os mais antigos, novamente, sobre esse tema. E a partir de agosto temos a campanha de multivacinação pelo TMI. O Ministério da Saúde já sinalizou que a gente vai entrar nesse processo a partir do próximo mês”, finaliza.