O mês de agosto foi marcado pela menor temperatura de 2025, além de ter registrado chuvas um pouco abaixo da média histórica. O mês fechou com temperaturas elevadas e baixa umidade do ar, o que deve prevalecer durante toda a primeira quinzena do mês de setembro.
Pode interessar: Tempo seco mantém risco de pragas; saiba como proteger sua família
Agosto foi uma montanha-russa climática, com temperaturas acima dos 30 ºC nos dias mais quentes, até o registro de 3,5 ºC no dia 11, a menor temperatura do ano. As chuvas que, segundo a média histórica, deveriam ser de 14 milímetros, foram de apenas 10 milímetros, entre os dias 28 e 29, um volume 28,5% menor do que o esperado.
Setembro
De acordo com a climatologista Wanda Prata, na primeira quinzena do mês de setembro, o tempo em Uberaba deverá se manter quente e seco, com a umidade do ar variando entre 22% e 25% nas horas mais quentes do dia, e a temperatura máxima próxima aos 30 ºC.
Por volta do dia 20, o sistema de alta pressão que está sobre a região e impede a chegada de umidade irá migrar para o Nordeste do país, permitindo que, finalmente, chuvas significativas cheguem ao município. A climatologista estima que, nos últimos dez dias do mês, chova em três ou quatro.
Agricultura
Wanda Prata destaca que estas chuvas no final de setembro não são decisivas para os agricultores decidirem o início do plantio em Uberaba. Ela explica que é preciso aguardar para saber como serão os meses de outubro e novembro, pois haverá um fenômeno La Niña no próximo mês, com pico em novembro, o que pode acarretar veranicos ou falta de chuva, o que pode acarretar perda do plantio.