A Secretaria do Agronegócio (Sagri) espera receber, até o final deste mês, todos os equipamentos para implantação de queijaria na Comunidade da Mata Vida.
Com a liberação dos recursos pelo Ministério da Agricultura, no final de agosto, a chefe do Departamento de Planejamento, Gestão, Projetos e Convênios da Sagri, Joelma Borges Vieira Nunes, conta que foram feitos contatos com as quatro empresas vencedoras das licitações e, na sequência, realizados os empenhos.
“Pelas conversas, verificamos a disposição das licitantes em promover, o mais breve possível, a entrega dos equipamentos”, disse. Ao todo, relatou Joelma, foram adquiridos 10 equipamentos para a queijaria da Mata da Vida.
São eles: uma câmara fria, por meio da empresa Renata Von Stein; um lava-botas, uma mesa inox, uma pia mecanizada para higienização das mãos e um tanque para salga de queijos (empresa Londrina Suprimentos); um resfriador de leite a granel (5 mil litros) que será entregue pela GTX e, pela Tecagro, uma bomba para transferência de leite (1.000 litros), uma embaladeira a vácuo, 40 formas com prensador para queijo e um pasteurizador lento (500 litros).
A partir do recebimento do empenho, as empresas têm até 30 dias para entrega dos produtos à Prefeitura de Uberaba.
O titular da pasta do Agronegócio, Agnaldo Silva, informa que a reivindicação da Associação de Produtores de Leite da Mata da Vida é antiga, com várias gestões nos últimos tempos.
“Enfim, agora, vamos poder equipar as instalações da mini-indústria, que passaram, inclusive, por algumas adequações necessárias. Assim que os equipamentos chegarem, faremos o repasse via termo de cessão de uso. Porém, desde já, estamos trabalhando pelo incremento na produção de queijos naquela região do município”, disse Agnaldo.
Os recursos para a queijaria, na ordem de R$100 mil, foram oriundos de emenda parlamentar do então deputado federal Franco Cartafina.