As três primeiras frentes são das estradas rurais URA-090, URA-020 e URA-155
Secretaria do Agronegócio recupera estradas rurais em Uberaba (Foto/Divulgação Prefeitura)
Secretaria do Agronegócio prepara lançamento de três frentes de trabalho para melhoria das estradas rurais de Uberaba. A informação foi confirmada em nota enviada à imprensa, ressaltando o maquinário e caminhões recentemente locados pela pasta. As condições das estradas rurais são alvo constantes críticas de usuários.
Uma das frentes, cujo serviço foi iniciado nesta terça-feira (28) e visa recuperar a estrada municipal URA-090, trecho que vai do Campus Uberaba do IFTM, seguindo para as regiões Mangabeiras, Palestina, até Buritis. Os serviços incluem, principalmente, nivelamento e elevação do greid, além da construção de bolsões para contenção de águas das chuvas.
Os outros dois pontos, definidos pelo Departamento de Conservação de Estradas, são a URA-020, nas regiões da Serrinha e Itiguapira, e a URA-155, antiga estrada de acesso ao município de Água Comprida. Assim que terminar uma destas três primeiras frentes, a quarta estrada a ser atacada fica na localidade da Serraria, próximo ao rio Grande.
O secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, explica que a ordem de serviço para as novas locações foi expedida no dia 24 e, apesar das contratadas terem até 30 dias para iniciar os trabalhos, a maioria decidiu começar já.
“Ao todo, são três motoniveladoras, duas pás carregadeiras, um rolo compactador, seis caminhões trucados, dois tocos, um pipa e um caminhão cavalo mecânico. Todos dotados de rastreadores para controle da Sagri, que ainda manterá monitores supervisionando as frentes de trabalho,” relatou.
A expectativa do secretário é de alcançar maior produtividade, visto que as terceirizadas trabalham por hora. “Além disto, os equipamentos estão em bom estado e, em caso de maquinário danificado, o tempo hábil para substituição é de, no máximo, 24 horas”, salientou Agnaldo, otimista com esta nova experiência adotada pelo Município.
Agora, com início do período seco, até meados de novembro, o titular da Sagri espera recuperar cerca de 3 mil quilômetros de estradas rurais. Ao todo, o Município dispõe de 5.500 quilômetros, entre Uras e vicinais.