As compras totalizaram R$ 91.496,40 (Foto/PMU)
A Secretaria do Agronegócio (Sagri) deu mais um passo em direção a doação de biodigestores para 54 famílias cadastradas, da Comunidade de Santa Fé. O sorteio, método pelo qual ocorrerá a doação, foi realizado neste mês, com previsão de entrega dos equipamentos para 18 de setembro. Ainda segundo o secretário de Agronegócio, Agnaldo Silva, outros 240 biodigestores estão fase de aquisição junto ao Ministério da Agricultura. “O projeto já foi aprovado, faltando o empenho dos recursos”, destacou.
A reunião de orientação e sorteio dos biodigestores aconteceu na sede da Associação de Moradores de Santa Fé. Mais de 70 pessoas participaram, lideradas pelo presidente da entidade, Gilson Pontes, que ressaltou ser este benefício um sonho antigo da comunidade. Dos 37 equipamentos destinados à Santa Fé, nove foram repassados diretamente às famílias que comprovaram produção contínua de hortifrutigranjeiros. Os demais, 28, foram sorteados entre as 54 famílias cadastradas junto à Sagri, criando, inclusive, lista de espera.
O titular da pasta frisou que o sorteio, de forma bem transparente, foi amplamente aprovado pela comunidade. “Agora vamos enviar técnicos às chácaras para orientar os agricultores onde melhor instalar o biodigestor.” O titular da Sagri deixou claro também que para receber o equipamento, o candidato já deverá ter cavado o buraco, sendo que após a entrega serão dados 60 dias para o assentamento. A desobediência ao prazo, disse Agnaldo, implicará na retomada do biodigestor e o seu repasse para o próximo da fila.
Agnaldo enfatiza ainda a importância do equipamento que porá fim às fossas tradicionais e, com isso, a contaminação de mananciais d’água, seja de cisternas ou poços artesianos. “Questão ambiental e de saúde pública”, arrematou.
Já a entrega dos biodigestores às famílias, segundo informou o secretário, ocorrerá no dia 18 de setembro. Na oportunidade, estará presente o deputado Zé Silva (Solidariedade), autor da emenda, no valor de R$100 mil, que proporcionou a compra de 74 biodigestores pela Prefeitura de Uberaba. Além de 37 destinados a Santa Fé, a outra metade irá para famílias de São Basílio, onde diante do número de inscritos, não será preciso de sorteio.