Apesar da ocorrência de névoa seca em virtude da baixa umidade, a qualidade do ar na cidade melhorou esta semana (Foto/Uberaba vista de cima)
Qualidade do ar em Uberaba se manteve em moderada no início da semana, com 78 IQA nessa terça-feira (24). A expectativa é que nesta quinta-feira (26) a qualidade do ar fique em 48 IQA, o que é considerada boa. Porém, a temperatura máxima neste dia pode chegar aos 39 graus, conforme a IQAir, uma empresa de tecnologia de qualidade do ar, especializada em proteção contra poluentes.
Na segunda-feira (23), o IQA chegou a 95, e na terça, a 78. Para esta quarta-feira, a projeção é de 54. Entre 51 e 100 IQA a qualidade do ar é considerada moderada, porém as concentrações de poluentes podem causar impactos moderados à saúde de indivíduos com extrema sensibilidade ao ozônio e ao material particulado, por exemplo.
A qualidade boa é classificada entre 0 e 50. A qualidade do ar é satisfatória e apresenta pouco ou nenhum risco para a saúde da população.
Na faixa entre 101 e 199, grupos de risco, como crianças, idosos, pessoas com doenças pulmonares e cardíacas, podem ser afetados. A qualidade ruim é entre 200 e 299, quando toda a população começa a sentir os efeitos na saúde, e a péssima é acima de 300.
De acordo com a climatologista Wanda Prata, as temperaturas mínimas ao longo desta semana devem girar em torno de 22ºC, enquanto as máximas chegam próximas dos 40°C. A umidade do ar permanece baixa, podendo chegar a 10% nos momentos mais críticos.
Por enquanto, não há previsão de chuvas, apenas um chuvisqueiro pouco significativo no final de semana. Somente a partir de domingo (29) deve ocorrer alguma mudança, com as temperaturas amenizando um pouco.
O Hemisfério Sul já está na Primavera e, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a qualidade e o volume de chuvas no Sudeste durante a estação dependerão da umidade proveniente da Amazônia. Esse mesmo panorama se aplica ao Centro-Oeste e à parte do Sul do país.