Após oficializar o asilo público municipal, a Secretaria de Desenvolvimento Social buscará novas alternativas voltadas aos idosos de Uberaba. Além da instituição de longa permanência, deve ser criada uma oportunidade à população na terceira idade apenas para passar o dia, sem se tornarem residentes. A informação foi confirmada pelo secretário Ernani Neri ao JM News, da Rádio JM.
A possibilidade de uma "creche para idosos" foi abordada por ouvinte do JM News. "Que tal Uberaba ter a creche dos idosos? Por que só asilo? Ou seja, depósitos de idosos. Veja o que o prefeito de Sorocaba está fazendo para tratar seus idosos", comentou Silvania Costa.
Ela se refere ao projeto viabilizado pelo prefeito Rodrigo Manga em Sorocaba. Lá, o Centro de Referência ao Idoso conta com atividades durante o dia e há até disponibilidade de transporte para o local.
A proposta é vista com bons olhos pelo secretário Ernani Neri. Ao JM News, ele revela que há um projeto da Seds para transformar a Unidade de Atenção ao Idoso a um Centro de Referência ao Idoso. "Local onde os idosos podem passar o dia e ir pra casa. Porque muitos ficam sozinhos em casa. Mas aí precisamos criar alguns controles, porque senão vai ter família que leva o idoso pela manhã e vai 'abandonar'", pontua Neri
O secretário afirma, no entanto, que a instituição de longa permanência era um desafio mais urgente para a pasta, dada à quantidade de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade em Uberaba. Agora que o asilo municipal se encaminhou, os olhares se voltam à proposta de Centro Dia.
Ernani Neri afirma que uma comissão interna foi criada com a finalidade de alinhar essa criação e até maio será possível precisar um cronograma de ações visando viabilizar o projeto.
Vale pontuar que a proposta já foi levantada em plenário pela vereadora Denise Max, em 2023. Além disso, ainda na gestão de Anderson Adauto houve projeto de Casa Dia, que não prosperou.