Pacientes são alvos de golpistas que simulam falsos pagamentos de serviços hospitalares do Hospital de Clínicas da UFTM. A instituição reforça que toda a prestação é 100% gratuita e qualquer tentativa deve ser levada à polícia ou à ouvidoria do hospital imediatamente.
A reportagem do Jornal da Manhã recebeu capturas de telas que mostram como funciona a tentativa de golpe. O suspeito finge ser responsável por algum setor, seja de farmácia, internações ou pronto-atendimento, e diz que há problemas com o tratamento do paciente.
Na situação em questão, o golpista afirma que não há o medicamento no Sistema Único de Saúde (SUS) e que seria necessário adquirí-lo de maneira particular. São fornecidos dados de uma conta para depósito por PIX.
A ouvidoria do HC-UFTM informou que já há registros de tentativas em 2023. "O Hospital de Clínicas da UFTM é um hospital público, 100% gratuito e não cobra por nenhum serviço, material ou medicamento. Se você receber mensagem ou ligação fazendo algum tipo de cobrança, trata-se de um golpe! Nesses casos, orientamos comunicar à polícia ou à ouvidoria do hospital imediatamente", alerta a unidade.
Também, o hospital vai intensificar a comunicação interna distribuindo folders de alerta para os golpes a todos os pacientes que derem entrada para internação.