Mudanças climáticas e festas de fim de ano devem aumentar preços de alimentos hortifruti em Uberaba. A avaliação é do presidente da Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros e da Agroindústria Familiar do Vale do Rio Grande - Horvagra, Sérgio Antônio Nepomuceno. Ao Jornal da Manhã, ele explica que o calorão intenso e a chuva prejudicam algumas culturas.
“Produtos com maior dificuldade de cultivo nessa época do ano, como folhosas, terão aumento de preço devido a pouca oferta. E também teremos algumas dificuldades devido à intensa exposição solar e com muito calor. Exemplo de algumas culturas que foram prejudicadas são abacaxi e tomate”, explica Sérgio.
De acordo com o presidente, se as chuvas se intensificarem na região, devem atrasar a colheita e faltar produtos. Isso deverá acarretar aumento no valor repassado ao consumidor entre 35% e 50%, devido à baixa oferta. Entre os produtos que correm esse risco estão a batata inglesa e a cebola de cabeça, que já estão com mais de 30 dias com baixa oferta.
Para este período natalino, o presidente acredita que o reajuste das frutas não seja tão alto. “Esperamos que não sofra muito reajuste, devido ao aumento do custo de fretes”, frisa.