O impacto da elevação das temperaturas neste começo de semana provocou um aumento no consumo de água em torno de 25% na cidade. A previsão é de uma semana bem quente, podendo alcançar 37º até no sábado (24). Segundo a Codau (Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas), a autarquia está em estado de alerta, pois a consequência direta é a instabilidade entre a produção e a distribuição de água.
A Codau, atenta a este cenário, renova o apelo para que a população reduza o consumo, evite ao máximo o desperdício e use com consciência o recurso hídrico. Estas atitudes irão minimizar o impacto que a seca provoca no sistema de abastecimento como um todo.
“O tamanho correto das caixas d’água domésticas é outra recomendação que temos reforçado constantemente. Sempre orientamos, no mínimo, um caixa de mil litros para uma família de até 5 pessoas. Essa capacidade é suficiente para 24 horas de consumo na residência. A reservação adequada é fundamental para qualquer tipo de situação que aconteça na distribuição de água na cidade”, enfatizou Rui Ramos, presidente da Codau.
O índice de crescimento de 25% no consumo tem como base os dados registrados nos meses de menor gasto de água no ano.