Abertura da 88ª ExpoZebu (Foto/Jairo Chagas)
A 88ª Expozebu não contou com a participação de representantes do governo federal na solenidade oficial de abertura. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckimin (PSB) e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Carlos Fávaro não compareceram ao evento.
O presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), também não esteve presente a abertura oficial da Expozebu 2023.
Em seu discurso, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid, disse que o parlamentar estará na feira no próximo dia 6.
Também durante o discurso, Cid agradeceu ao ministro da Agricultura pela visita feita a ABCZ no início da gestão do governo Lula.
Compareceram a solenidade oficial de abertura da Expozebu, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).
A ausência de autoridades do governo federal a Expozebu coincidiu com a polêmica ocorrida na Agrishow, na cidade de Ribeirão Preto (SP), quando o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, foi, segundo ele, desconvidado para a abertura oficial da feira. O motivo seria a presença do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro ao evento.
Segundo o site Moneytimes, a organização da feira negou que tenha retirado o convite a Fávaro e disse ter se tratado apenas de um alerta para evitar constrangimentos.
No caso da Expozebu, a direção da ABCZ esteve em Brasília e fez o convite para a solenidade de abertura ao presidente em exercício, na época, Geraldo Alckimin. Quando da ida dos diretores da entidade a capital federal, o presidente Lula estava em viagem oficial a Portugal e Espanha.
A Expozebu foi aberta oficialmente neste sábado (29) e será encerrada no domingo, 7 de maio.