CARTILHA

Alunos da rede estadual fazem ação contra a dengue e outras arboviroses em Uberaba

Tito Teixeira
Publicado em 27/02/2024 às 19:46Atualizado em 28/02/2024 às 06:41
Compartilhar
Além da cartilha, os estudantes estão também recebendo informações em sala de aula sobre o combate ao mosquito transmissor  (Foto/Divulgação)

Além da cartilha, os estudantes estão também recebendo informações em sala de aula sobre o combate ao mosquito transmissor (Foto/Divulgação)

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) elaborou uma cartilha, com material educativo, contendo propostas de atividades a serem desenvolvidas pelas escolas. O intuito é fortalecer as ações de prevenção e combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, chikungunya e a zika, doenças chamadas de arboviroses.

Na manhã dessa terça-feira (27), alunos da Escola Estadual América, em Uberaba, estiveram na praça do bairro Abadia, onde recolheram objetos que pudessem servir de recipiente para procriação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika.

Participaram da atividade alunos do 9º ano, na disciplina Ensino Religioso. Além da praça da Abadia, os estudantes também visitaram a Basílica Santuário de Nossa Senhora da Abadia. Ainda durante o trabalho externo, os estudantes receberam diversas orientações sobre o combate ao mosquito.

Em relação à cartilha, a SEE/MG destacou que as atividades propostas têm como objetivo chamar a atenção dos estudantes, gerar interesse pelo tema e engajá-los em iniciativas de combate ao mosquito. Dentre as ações propostas, a produção de gêneros textuais, com o objetivo de promover debate sobre a relação entre o meio ambiente e o acúmulo de lixo ocasionando a proliferação do mosquito. Mas a criatividade dos estudantes vai muito além.

As ações da SEE/MG estão alinhadas com as mobilizações realizadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SEE/MG), que também está promovendo uma série de iniciativas para conscientizar a população sobre a eliminação de focos do Aedes aegypti.

O mosquito transmissor das arboviroses foi identificado em 97,8% dos municípios de Minas Gerais. Para evitar possíveis focos do mosquito, é crucial manter o ambiente limpo e evitar o acúmulo de água parada.

Em Uberaba, segundo o Painel de Monitoramento de Casos das Arboviroses, são 2.448 notificações de casos de dengue, com 53 casos confirmados e três óbitos em investigação. 

Em relação à febre chikungunya, são 12 notificações e nove casos confirmados. Não há óbitos da doença no município. Não há casos de zika em Uberaba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por