(Foto/Divulgação)
Nesta segunda-feira (28), a Secretaria de Educação de Uberaba (Semed) participou do lançamento da 10ª Revista Turma do ZebuZinho, no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos, da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), na 23ª edição do Projeto Zebu na Escola. Além do lançamento, mais de mil alunos da rede municipal vão participar de visitas ao Parque Fernando Costa e à ExpoZebu 2025 durante a semana.
No total, cerca de 450 alunos das escolas municipais Profª Stella Chaves e Arthur de Mello Teixeira participaram das atividades neste primeiro dia. A programação começou com recepção e organização dos estudantes em grupos, acompanhados por monitores e professores para o ciclo de visitação. A cerimônia de lançamento teve início às 8h, com a execução do Hino Nacional, sob a performance do prof. Fernando Alfeu Santana no saxofone, acompanhado por alunos. Depois, houve uma apresentação de poesias, seguida por uma apresentação cultural com uma coreografia das mascotes das sete raças zebuínas: Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Nelore, Sindi e Tabapuã.
"É muito legal sair da escola, com os nossos colegas, e conhecer outros lugares que são importantes para a nossa cultura, nossa sociedade. E para aprendermos mais sobre o Geoparque, sobre onde moramos, onde cresceremos. É muito gratificante", ressaltou a aluna Laysa Joanne, de 11 anos, do 6º ano da E.M. Profª Stella Chaves, que recitou uma poesia especial sobre as raças zebuínas.
Os alunos participaram também de um ciclo de visitação aos pavilhões do Parque Fernando Costa. A turma A (1º e 2º anos) visitou as estações das raças Gir Leiteiro e Nelore, além da Pista de Julgamento, enquanto a turma B (4º ao 7º ano) explorou as raças Tabapuã e Brahman, e também a Pista de Julgamento, finalizando as atividades no período matutino.
"É fundamental que nossos alunos vivenciem a história e a cultura de Uberaba para além dos muros da sala de aula. Projetos como o Zebu na Escola oferecem essa oportunidade única de aprendizado imersivo, conectando as novas gerações com as tradições que moldaram nossa identidade", afirmou a chefe do Departamento de Arte e Cultura da Semed, Julia Gontijo.
A programação da semana continua nos dias 29 e 30 de abril, com visitas guiadas à ExpoZebu 2025. No dia 29, pela manhã, vão participar cerca de 200 alunos da E.M. Norma Sueli Borges e da E.M. Profª Stella Chaves. No período da tarde do dia 29, mais 226 alunos das duas escolas farão as visitas. Encerrando a programação, no dia 30, a E.M. Arthur de Mello Teixeira levará 150 alunos pela manhã e 103, à tarde.
Ao todo, a iniciativa da Semed proporcionará a experiência da ExpoZebu 2025 para 1.405 alunos de diversas escolas municipais, acompanhados por 89 professores, ao longo dos três dias de evento.