Sagri ensina alunos da zona rural de Uberaba a produzirem adubo orgânico (Foto/Divulgação PMU)
A Secretaria do Agronegócio (Sagri), por meio do Projeto de Palestras Informativas, levou, neste mês, aos alunos das comunidades rurais, a produção de adubo orgânico utilizando a técnica da compostagem.
Os temas foram abordados junto aos alunos das escolas Vicente Alves Trindade, na Comunidade de Santa Rosa, e Maria Carolina Mendes, no Calcário, ambas da rede municipal. Participaram crianças do 2º, 3º e 4º anos do Ensino Fundamental, sendo o tema apresentado pela professora Renata Serafin, zootecnista da Sagri.
“De maneira geral e bem lúdica, ensinamos os alunos como transformar resíduos em adubo orgânico. Primeiro, num trabalho de conscientização, é ressaltada a função de cada ser humano perante as questões ambientais e sociais. Assim, o enfoque foi para o desperdício de alimentos e como aproveitá-los, reciclando e fabricando adubos", disse Renata.
Ainda no bate-papo com as crianças, explicou a zootecnista, é passado como montar esta compostagem numa lera, agregando as sobras de comidas, serragem, folhas secas e esterco de gado. “Também informamos as médias do tempo de decomposição dos alimentos tradicionais e como aferir se a compostagem atingiu consistência ideal, além de apontar onde aplicar o composto, como na formação de pastagens ou na produção de hortaliças”, disse.
Para Renata a conversa é bastante prazerosa, afinal, leva desenvolvimento às crianças do campo, ao mesmo tempo que abre caminhos para futuros profissionais do agronegócio.
Já na Escola Municipal Celina Soares de Paiva, às margens da MG-427, o tema em questão foi “A Trajetória do Futebol Profissional”. A palestra motivacional, conduzida pelo professor de Educação Física da Funel, Luciano Costa, atraiu toda a comunidade escolar até a quadra de esportes.