Qualquer um dos 7.522 alunos de Uberaba inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já pode pedir a alteração do local das provas, remarcadas
Qualquer um dos 7.522 alunos de Uberaba inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já pode pedir a alteração do local das provas, remarcadas para os dias 5 e 6 de dezembro. Os estudantes interessados nesta modificação devem fazer esta solicitação por meio do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – www.inep.gov.br – até a meia-noite de quarta-feira, dia 14.
O exame, que deveria ter sido aplicado nos dias 3 e 4 deste mês, foi suspenso após o conteúdo das questões vazar. Reformulado neste ano, o Enem será a única forma de seleção em parte das 55 universidades federais. No entanto, devido ao adiamento, a UFTM dificilmente utilizará seu resultado na composição da nota do vestibular, inicialmente prevista para representar 50%. Afinal, o edital do vestibular da UFTM prevê que se não houver uma definição até o dia 11 de dezembro, o Enem será desconsiderado, e o Ministério da Educação (MEC) e o Inep já admitem que os resultados poderão ficar para janeiro.
Devido ao adiamento, a Unicamp e a USP já decidiram não utilizar a nota do Enem em seus vestibulares. Isso porque o Inep deveria entregar o resultado das notas à universidade até 30 de novembro, o que não será possível devido à nova data do exame.
Ciente do choque de datas da aplicação do Enem com o concurso do IBGE, o MEC informou também que as provas para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística serão adiadas.
Encceja. Já o Inep também revelou que foi prorrogado o prazo de inscrição para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2009), no nível fundamental. Elas foram estendidas até 30 de outubro. Antes, este período seria encerrado em 30 de setembro. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de ontem. A prova será no dia 29 de novembro.