Instituto Maria Modesto, em Uberaba (Foto/Arquivo/JM)
De acordo com os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Ambulatório de Saúde Mental continua enfrentando elevado número de faltas por parte dos pacientes em suas primeiras consultas. Até o dia 26 de junho, apenas 82 pacientes compareceram aos agendamentos, enquanto a estimativa mensal é de cerca de 320 atendimentos. Por outro lado, o índice de faltas para os pacientes em retorno é bastante reduzido, com apenas 5% dos casos, conforme informou Sérgio Marçal, gerente e psicólogo do Instituto Maria Modesto, em entrevista ao Jornal da Manhã.
Desde o início dos atendimentos, o Ambulatório de Saúde Mental registrou um alto número de faltas por parte dos pacientes agendados, como já divulgado pelo Jornal da Manhã. Desta vez, a Prefeitura de Uberaba informou que foram realizados 196 atendimentos no mês de maio. Até o dia 26 de junho, apenas 82 pacientes compareceram às consultas, sendo que a previsão inicial era atender aproximadamente 80 pacientes semanalmente.
Em abril, a SMS mencionou a possibilidade de implantar um sistema de acompanhamento dos pacientes devido à quantidade de faltas, mas, até o momento, essa medida não foi implementada. "Os pacientes que não compareceram à consulta e confirmaram previamente a presença estão sendo contatados via telefone para melhor entendimento da justificativa do não comparecimento", declarou a PMU. O Jornal da Manhã questionou sobre os principais motivos apresentados pelos faltosos, mas ainda não obteve resposta.
Por outro lado, Sérgio Marçal explicou que, nos casos de retornos de pacientes que já haviam passado por consulta em abril e estavam agendando seu primeiro retorno, o índice de faltas foi praticamente nulo, situando-se em torno de 5%, e ocorreu apenas em casos isolados em que os próprios pacientes justificaram imprevistos. "O retorno massivo sem faltas para as consultas subsequentes sinaliza uma vinculação positiva do paciente com o serviço, o que também tem sido confirmado em entrevistas pontuais de satisfação dos pacientes após o atendimento, nos quais eles relatam satisfação e elogiam o atendimento recebido", ressaltou Sérgio.
Atualmente, o agendamento eletrônico é realizado de segunda a sábado pela Central de Agendamento da SMS. O fluxo de chamada dos pacientes segue o programa do SISFila, que prioriza idosos e gestantes, de acordo com a legislação vigente. A confirmação de comparecimento na consulta está sendo feita por telefone e WhatsApp. O número para contato é 3331-2700.
O convênio entre a Secretária de Saúde e o Instituto Maria Modesto visa atender pacientes de média complexidade e equipe é composta por dois médicos supervisores, seis médicos residentes, além de psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais dispostos para os atendimentos.