ATENDIMENTO

Ambulatório de Saúde Mental em Uberaba tem grande demanda de idosos

Daniela Miranda
Publicado em 10/07/2023 às 10:21Atualizado em 11/07/2023 às 06:09
Compartilhar
O aumento no número nacional de idosos em depressão também é sentido em Uberaba (Foto/Reprodução)

O aumento no número nacional de idosos em depressão também é sentido em Uberaba (Foto/Reprodução)

No geral, a terceira idade é associada ao mau humor e à tristeza. O problema é que essa ideia esconde um assunto sério: a depressão. Em entrevista ao Jornal da Manhã, Sérgio Marçal, gerente e psicólogo do Instituto Maria Modesto, chamou a atenção para a quantidade de idosos que são atendidos no Ambulatório de Saúde Mental de Uberaba. Os pacientes idosos são priorizados de acordo com o programa do SISFila, no entanto, o alto número de casos despertou preocupação na equipe do instituto. 

De acordo com Sérgio Marçal, a maioria dos pacientes agendados pela Secretaria de Saúde e encaminhados para o ambulatório são idosos, o que evidencia a necessidade de políticas públicas adequadas. "Esses pacientes já são medicados e então convidamos a participar de sessões de psicoterapia. Esse grande número de idosos é um sinalizador para a importância de políticas públicas que cuidem da população idosa e ajustem o acesso a esses serviços, evitando o agravamento de sua condição de saúde". 

Sérgio ressaltou que, embora o uso de medicamentos auxilie no controle dos sintomas, é fundamental compreender as causas subjacentes e desenvolver estratégias adequadas. "O medicamento controla os sintomas, mas é importante a psicoterapia para ajudar a pessoa a compreender os fatores de sofrimento em sua vida e desenvolver estratégias para lidar com eles. Dessa forma, a pessoa não fica apenas dependente de medicamentos a longo prazo, mas aprende a lidar com esse sofrimento em seu dia a dia". 

Segundo o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos Estados Unidos, 5% dos idosos que vivem em comunidade apresentam a doença. Ao falar em pessoas que estão internadas e em Home Care, os números sobem para 11,5% e 13,5% respectivamente. No Brasil, elas também estão entre as mais afetadas.

O convênio entre a Secretária de Saúde e o Instituto Maria Modesto visa atender pacientes de média complexidade e desafogar a fila eletrônica. A equipe de trabalho é composta por dois médicos supervisores, seis médicos residentes, além de psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais dispostos para os atendimentos, segundo informações do gerente Sérgio Marçal.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por