ALTA TAXA

Ambulatório de Saúde Mental em Uberaba tem quase 50% de faltas no primeiro mês

Entre os dias 10 e 28 de abril, foram agendadas 223 consultas, mas apenas 119 pacientes compareceram; Saúde municipal ainda não apresentou a estratégia para diminuir os faltosos

Daniela Miranda
Publicado em 18/05/2023 às 08:34Atualizado em 19/05/2023 às 07:36
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Instituto Maria Modesto (Foto/Uniube)

Instituto Maria Modesto (Foto/Uniube)

O Ambulatório de Saúde Mental enfrenta um alto índice de não comparecimento por parte dos pacientes agendados. No primeiro mês de funcionamento, quase metade das consultas programadas não foram realizadas, totalizando 46,64% de faltas. Os agendamentos são feitos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pelo programa SISFila, e a equipe do ambulatório aguarda há um mês a implantação de um sistema para acompanhar a listagem, agendamentos e pacientes. Nesta sexta-feira (19), será feita uma revisão da produção amanhã, um procedimento administrativo de conferência dos lançamentos dos atendimentos para caírem nos Sistemas de Produção do Ministério da Saúde.

Entre os dias 10 e 28 de abril, foram agendadas 223 consultas, mas apenas 119 pacientes compareceram, resultando em 104 faltas, conforme apurado pelo Jornal da Manhã. "Ao analisarmos o primeiro mês de atendimento de forma geral, constatamos um índice de faltas de 46,64% e de comparecimento de 53,36%. Essa porcentagem de faltas tem se mantido em torno de 40%, o que coincide com os números observados nos ambulatórios especializados da Secretaria de Saúde/Prefeitura", informou o psicólogo Sérgio Marçal, que é gerente do Instituto Maria Modesto, instituição mantida pela Sociedade Educacional Uberabense/Uniube e contratada pela Prefeitura para auxiliar na grande demanda acumulada na fila eletrônica de Uberaba

Segundo Sérgio Marçal, a maior taxa de faltas foi registrada durante a segunda semana, entre os dias 17 e 19 de abril. "É importante considerarmos o feriado de Tiradentes, que pode ter contribuído para o registro de 57,3% de faltas. Além disso, essa semana foi mais curta, com apenas três dias de atendimento, o que influenciou no percentual final de faltas. Porém, de toda forma, é um alto índice de faltas", explicou o psicólogo. 

O gerente do instituto relatou que há um mês aguarda a instalação de um sistema para acompanhar a gestão da fila. "Não temos a capacidade de colocar o paciente na fila; precisamos enviar para as UBSs fazer isso. Estamos cobrando a instalação desse sistema a cada dois dias, mas, até o momento, só temos acesso a uma lista com os nomes dos pacientes agendados pela SMS", afirmou Sérgio, ressaltando a importância de a equipe ter acesso ao histórico dos pacientes e aos dados sobre a listagem.

O Jornal da Manhã já havia divulgado uma taxa de faltas de 33% na primeira semana de atendimento. Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma reunião no dia 21 de abril para discutir os primeiros atendimentos, a lista de espera e a implementação de um sistema de acompanhamento dos pacientes agendados. Até esta quarta-feira (17), o Ambulatório de Saúde Mental afirma não ter recebido orientações da SMS sobre estratégias para reduzir o número de faltas.

O JM entrou em contato novamente com a Secretaria Municipal de Saúde que informou que encontra-se em fase de contratação um novo sistema, por meio das solicitações de compra nº 2355, 2358, 2359, 2360, 3360 e 3363/2023, que já está na Procuradoria para análise do edital e posterior realização do Pregão; por isso a previsão para operacionalização ainda é indefinida.

Informou ainda que "devido ao pouco tempo de implementação do serviço, ainda não foi possível identificar o que está gerando as faltas, para que possa ser solucionado. Mas o monitoramento é realizando constantemente. A SMS fez reunião com o Instituto e, conforme descrito, está em constante monitoramento sobre as faltas para identificar os possíveis motivos e assim traçar estratégicas em conjunto. É importante frisar a responsabilidade do paciente ao confirmar o agendamento e depois não comparecer. Isso impacta em outros pacientes que poderiam estar sendo atendidos. Por isso em caso de imprevisto a orientação é que comuniquem com antecedência para agendar nova data". 

Atualmente, o agendamento eletrônico é realizado de segunda a sábado pela Central de Agendamento da SMS. O fluxo de chamada dos pacientes segue o programa do SISFila, que prioriza idosos e gestantes, de acordo com a legislação vigente. A confirmação de comparecimento na consulta está sendo feita por telefone e WhatsApp. O número para contato é 3331-2700. 

O convênio entre a Secretária de Saúde e o Instituto Maria Modesto visa atender pacientes de média complexidade e equipe é composta por dois médicos supervisores, seis médicos residentes, além de psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais dispostos para os atendimentos, segundo informações do gerente Sérgio Marçal. 

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