EXPECTATIVA

Ampliação do horário deve atrair empresas interessadas em explorar choperia no Mercadão

A aposta do secretário Renato Tiveron é ajustar o horário de funcionamento antes de deflagrar novo pregão eletrônico para a exploração da choperia no Mercadão, um dos pontos turísticos mais atrativos de Uberaba

Joanna Prata/Redação
Publicado em 04/11/2025 às 05:33
Compartilhar

Espaço destinado à instalação de lanchonete ou choperia no mezanino do Mercado não atraiu interessados e o secretário do Agronegócio lamentou (Foto/Divulgação)

Secretaria do Agronegócio não desistiu da reabertura de choperia no Mercado Municipal. O secretário Renato Tiveron aposta na ampliação do horário de funcionamento para atrair comerciantes interessados a explorarem o local. Ele entende que o atual horário de funcionamento do local não atende às expectativas, mas, uma vez sanada essa situação, uma nova licitação poderá ser deflagrada. 

“Uma das coisas que a gente precisa levar em consideração é o happy hour – se toma um chopp após as 18h. Nesse horário, que é o horário que o pessoal está saindo do trabalho e vai se reunir com os amigos, o Mercado está fechado. Esse é um entrave que a gente enxerga que tem que ser modificado. A gente tem que expandir o horário de funcionamento, principalmente do acesso”, explica o secretário. 

Tiveron acrescenta que, para viabilizar a proposta, uma das portas do Mercadão ficaria aberta. “Se a gente pensar que do lado de cima do Mercado, que faz frente para o Hospital Escola, tem acessibilidade, não tem escada. A gente pode deixar apenas aquele portão aberto, que dê acesso para a escada e para o elevador, para que ele possa ter o acesso e o funcionamento exclusivo daquela área. E aí ele pode funcionar até 22h, por exemplo. Sem dúvida nenhuma é um atrativo para quem sai do trabalho ter, ali no centro da cidade, uma choperia com um charme todo especial dentro do Mercado, as pessoas poderem frequentar nesse horário”, pontua. 

O secretário destacou ainda que a ampliação do horário de funcionamento pode beneficiar todos os comerciantes. “Se os permissionários entenderem que estender o horário gera demanda para seus próprios negócios, eles mesmos terão interesse em participar. O que movimenta o mercado é a comercialização”, afirma. 

O pregão eletrônico destinado à concessão de boxe no mezanino do Mercado Municipal de Uberaba, voltado à exploração de choperia ou restaurante, terminou sem interessados. Após o fracasso do processo, a Sagri chegou a anunciar que nova licitação poderia ser lançada no início deste segundo semestre. Com a mudança de secretário, a proposta agora é ampliar o horário de funcionamento como medida para atrair novos interessados.    

Vale lembrar que no ano passado, o Mercadão passou por ampla reforma. As obras incluíram a recuperação completa do telhado, com telhas francesas, instalação de forro de madeira, reforma total do mezanino com novo layout, piso de granito, construção de dois novos banheiros, cinco boxes de venda, refeitório, sala administrativa, fraldário e sala para depósito de material de limpeza (DML).  

Também foram reformadas as infraestruturas elétrica e hidráulica, além da instalação de sistema de combate a incêndio, climatização, elevador com capacidade para oito pessoas, pintura geral, reforma das escadas de acesso ao mezanino — com degraus em granito e guarda-corpo de aço inox — e troca dos revestimentos na área de circulação do térreo, além da instalação de elevador para portadores de deficiência. A revitalização incluiu ainda a readequação da acessibilidade, reforma das calçadas no entorno, poda de árvores e nova sinalização viária. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por