"Tem em torno de uns 50 gatos morando nessa casa abandonada", reclama o denunciante (Foto/Divulgação)
Terreno que abrigava a antiga sede da Fundação Cultural de Uberaba (FCU) é alvo de reclamação da vizinhança. Ao Jornal da Manhã, reclamantes apontam que o local tem servido de abrigo para colônias de gatos, além de ser alvo de descarte irregular de alimentos.
O denunciante, que não quis se identificar, explica que o casarão fica em frente ao Sine Municipal, na rua Tristão de Castro, e ainda possui a placa da Fundação, indicando que o espaço abrigava a sede da autarquia. Segundo o denunciante, o quintal é usado como estacionamento.
“A parte da frente está toda abandonada, cheia de mato. Algumas pessoas acabam jogando comida, jogando ração [na parte da frente]. Tem em torno de uns 50 gatos morando nessa casa abandonada. O odor é horrível. Mesmo nesses dias em que está chovendo, se você passar aqui na calçada vai ver muitas fezes, urina, um cheiro horrível. Daqui a pouco para de chover e o cheiro fica pior ainda”, reclama.
Ainda conforme o reclamante, já ocorreram situações em que os gatos são atropelados pelos carros que passam na via, que é uma das mais movimentadas da cidade. “Eu mesmo já encontrei uns 23 gatos atropelados aqui. Eu trabalho aqui na vizinhança, os carros passam, os gatos atravessam e ficam agonizando, morrendo. E eles se reproduzem, a prefeitura não cuida, está cheio de dengue, varejeira, é horrível”, afirma o denunciante.
De acordo com o reclamante, já foi solicitada ajuda para o governo municipal, no entanto, sem resultado. “A gente já pediu ajuda até do Conphau, vem o pessoal da Vigilância Sanitária vistoriar os imóveis, eles fiscalizam todos, menos os da própria Prefeitura”, alega.
Conforme o reclamante, já ocorreram situações em que os gatos são atropelados pelos carros que passam na via, que é uma das mais movimentadas da cidade (Foto/Divulgação)
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Uberaba em busca de um posicionamento. Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente afirma que a protetora dos gatos que estão no imóvel já tem agendamento para castrar os animais nesta sexta-feira (19), junto ao Mutirão de Castração que é promovido pela Prefeitura. Esta data foi reservada às protetoras de colônias de gatos de Uberaba.
“Além disso, a Semam deve reunir a protetora, vizinhos do imóvel, Secretaria Municipal de Saúde e representantes da Câmara de Vereadores na busca de solução em conjunto. A Fundação Cultural de Uberaba e o Conphau também devem participar das tratativas, já que o imóvel é patrimônio histórico tombado”, afirma.
Ainda, a Fundação Cultural de Uberaba afirma que as tratativas com o Ministério Público de Minas Gerais visam o repasse de recursos para contratação de empresa para elaboração de projeto de restauro do imóvel. Além disso, recentemente o local recebeu equipe do Departamento de Endemias e Zoonoses, para combate à dengue.