Problemas em três linhas de transmissão da usina hidrelétrica de Itaipu provocaram, na noite de terça-feira (10), por volta de 22h15, uma interrupção no Sistema Interligado Nacional
Problemas em três linhas de transmissão da usina hidrelétrica de Itaipu provocaram, na noite de terça-feira (10), por volta de 22h15, uma interrupção no Sistema Interligado Nacional (SIN) de energia elétrica.
Dados do Ministério de Minas e Energia apontam que milhões de pessoas, em 18 Estados brasileiros, ficaram no escuro por mais de cinco horas. As regiões mais atingidas foram a Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste, inclusive o Estado de Minas Gerais.
A assessoria de comunicação da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou que, devido ao distúrbio na transmissão elétrica, foi acionado, automaticamente, o Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac), que corta parte da energia do sistema atingido por questões de proteção e segurança da rede.
No Triângulo Mineiro, cerca de 35 mil pessoas ficaram sem energia e o restabelecimento só ocorreu às 22h50. De acordo com Valter Hugo Vieira, responsável pelo relacionamento externo da Cemig em Uberaba, alguns pontos da cidade também sofreram o apagão registrado no resto do país. “O problema foi observado com mais relevância no Distrito Industrial, no entorno da Satipel até o Jardim São Bento, próximo ao Bosque Jacarandá”, esclarece.
Outros milhares de mineiros também enfrentaram o problema por diversas regiões do Estad na área metropolitana de Belo Horizonte, cerca de 112 mil pessoas foram atingidas e na região Oeste, 22 mil. Na região do Triângulo, Araxá e Patos de Minas foram afetados parcialmente pelo blecaute.
No Sul do Estado, 22 mil pessoas ficaram sem energia elétrica por um tempo maior: até as 23h30, quando a transmissão foi normalizada. Sudeste e Norte de Minas não foram prejudicados pelo problema.
Itaipu acionou a volta à normalidade do fornecimento na manhã de ontem, quando 18 das 20 unidades geradoras da hidrelétrica passaram a produzir energia para todo o Brasil e, também, o Paraguai, parceiro do Brasil na Usina.