Denunciante procurou unidades do bairro São Cristóvão, onde funcionava o CeCovid, e também a unidade Eurico Vilela, no Centro (Foto/Jairo Chagas/Arquivo JM)
Unidades de saúde de Uberaba estão direcionando a realização de teste de Covid apenas para a população idosa ou com comorbidades. Segundo reclamante, a orientação geral é de emissão de licença de 7 dias para pacientes com suspeita da doença.
Ao JM News 1ª Edição desta quarta-feira (28), o ouvinte Gustavo Silva pontuou sobre a dificuldade para testagem nas unidades públicas de atendimento. Foram procuradas as unidades do São Cristóvão e Eurico Vilella. “É orientação geral. Procurei uma UBS com sintomas gripais e disseram que só vai testar idoso e com comorbidades. Me deram um atestado de 7 dias de isolamento e pronto”, afirma.
A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a Prefeitura de Uberaba em busca de um posicionamento. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) posiciona que a escassez de testes para detecção da Covid-19 é uma realidade nacional, devido ao aumento de demanda para realização de exames, conforme ofício do Ministério da Saúde.
"Diante disso, a testagem prioritária compreende imunossuprumidos acima de 18 anos e idosos com 65 anos ou mais; gestantes; pessoas com comorbidades, crianças com idade menor ou igual a 12 anos; pacientes que retornaram, nos 14 dias anteriores à data de início de sintomas, de outro país ou município que esteja com aumento de casos de covid-19 e hospitalizados com quadro em evolução de síndrome respiratória e óbito com suspeita para Covid-19", confirma a pasta.
Ainda segunfo a SMS, nota técnica emitida pela Secretaria de Estado de Saúde, aponta que as pessoas assintomáticas não devem ser testadas. "A medida mais eficaz disponível, contra a Covid-19 neste momento, é a vacinação, razão pela qual o Município incentiva e realiza campanhas constantes para que a população procure os postos de saúde para que sejam aplicadas as doses da vacina bivalente", finaliza nota.
O aumento de casos da doença tem chamado atenção da população. Pela sexta semana seguida, a taxa de transmissão da Covid-19 esteve superior a um, se encontra em 1,17, acima do que é aconselhável pelas autoridades de saúde. Atualmente, a cidade 1.095 casos ativos, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (26).
Os boletins ainda apontam que os casos da doença cresceram na cidade em mais de 2.800% de janeiro para fevereiro. Segundo dados da coluna Falando Sério, em uma semana, os casos de Covid registrados em Uberaba aumentaram 82%, saindo de 599 para 1.091. De todos esses casos, 916 foram constatados pela rede pública e 175 na rede privada.