O preço médio da gasolina nos postos da cidade permaneceu em R$5,22 e nas estradas, em R$5,23, enquanto o diesel apresentou leve queda (Foto/Reprodução)
Na primeira pesquisa da Fundação Municipal Procon, após anúncio de nova redução no preço da gasolina pela Petrobras, o valor médio do combustível nos postos do perímetro urbano ficou estável. Já a gasolina aditivada teve pequena variação negativa.
A gasolina comum é comercializada em média a R$5,22, mesmo valor cobrado na semana passada. Já a versão aditivada é encontrada por R$5,38, uma redução de 0,74%. O etanol também apresentou queda, de 0,28%, e agora está em média a R$3,58.
Conforme a pesquisa, que pode ser acessada no site do Procon, o diesel apresentou queda de 0,6%, e quem for abastecer o veículo com esse combustível pode encontrá-lo com preço médio de R$4,94. O diesel S-10 é encontrado por R$5,08, com redução de 0,78%.
Nos postos do perímetro rodoviário, a gasolina comum também se manteve estável, como indicado na pesquisa do Procon. O valor médio nas rodovias é de R$5,23. A gasolina aditivada teve leve queda de 0,19% e é comercializada por R$5,29.
O etanol teve redução de 0,85%. O preço médio do derivado da cana-de-açúcar é menor na rodovia do que no perímetro urbano. O combustível é encontrado por R$3,50, em média.
Tanto o diesel quanto o diesel S-10 apresentaram queda nos preços médios de 0,2%. O primeiro é encontrado por R$4,96 e o segundo, por R$5,04.
A Petrobras reduziu em R$0,13, por litro, o preço médio de venda da gasolina tipo A, que é a versão pura desse combustível, antes de receber os outros componentes, como o etanol, por exemplo.
De acordo com a estatal, a redução do preço tem como objetivos principais manter a competitividade interna da companhia e o equilíbrio com os mercados nacional e internacional.
Considerando a mistura obrigatória de 73% dessa gasolina A e 27% de etanol anidro e se os demais agentes que constituem o preço final dessa gasolina continuarem os mesmos da semana passada, a Petrobras prevê uma queda de R$0,09, por litro, no valor final para o consumidor.