Todos os reservatórios de água de Uberaba foram fechados às 12h deste domingo (12), após redução nos níveis, conforme prevê o Plano de Contingenciamento da Seca. Segundo a Codau (Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas) a previsão de reabertura é às 00h desta segunda-feira (14).
Leia também: Recuperação do rio Uberaba deve levar até três meses
A autarquia ainda informa que desde às 10h da manhã de sábado (12), quando os reservatórios foram abertos com o índice de reservação em 75%, a distribuição ficou liberada para toda a cidade. Ao todo foram 26 horas sem fechamento.
Neste domingo, às 12h, houve a redução dos níveis para a faixa de 20%. A vazão do rio Uberaba caiu drasticamente para abaixo de 1.000 litros/segundo, quando o mínimo necessário para o abastecimento é de 1.200 litros/segundo. O rio Claro está em total operação.
"O volume razoável de chuva esperado para os últimos dias, não veio. E assim, o início da recuperação da vazão do rio Uberaba vai sendo adiado. Os estudos sobre o comportamento do rio, mostram que somente um longo período com chuvas constantes e espaçadas, conseguirá encerrar o ciclo do estresse hídrico do manancial", explica a Companhia.
A Codau também aponta que a caixa d’água no tamanho adequado é uma grande aliada para evitar desabastecimento nas residências, nos períodos em que os reservatórios estão fechados. O volume de água reservado deve ser o necessário para 24 horas de consumo, com economia. A recomendação é a de 1.000 litros para atender até 5 pessoas. Nunca descuide da economia em todas as tarefas do dia a dia.