Atendimentos noturnos aconteceram normalmente
Hospital Hélio Angotti garante que atendimentos estão normalizados nesta sexta-feira, em Uberaba (Foto/JC Duran)
Um dia após anunciarem a paralisação dos atendimentos no Hospital Oncológico Hélio Angotti, médicos seguem realizando os atendimentos normalmente. De acordo com a unidade de saúde, todo o funcionamento do hospital continua inalterado nesta sexta-feira (3).
Nesta quinta-feira (2), médicos do Hospital Hélio Angotti encerraram os atendimentos e anunciaram ato reivindicando pagamento dos salários atrasados. Denunciantes relataram ao Jornal da Manhã que o último salário recebido foi referente ao mês de novembro. Outras denúncias semelhantes foram feitas à reportagem, afirmando que acertos trabalhistas também estariam pendentes.
Já nesta sexta-feira (3), HHA informou que todos os médicos estão trabalhando normalmente. "Funcionamento clínico do hospital continua normal. O quadro de atendimento, inclusive os plantonistas, está trabalhando normalmente", informou a instituição, em nota.
Funcionários relataram que durante a noite, o atendimento básico foi realizado corretamente, com um médico de plantão atendendo no Pronto Atendimento e um médico atendendo na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
Questionado sobre acordo com os profissionais para retornarem aos postos de trabalho, Hélio Angotti se limitou apenas a responder que "nenhuma destas questões apresentadas representam o trabalho contínuo do hospital".
Entenda. Hospital Hélio Angotti informou que os pagamentos estão em atraso referente ao corpo clínico e o motivo se baseia na falta de repasse por parte do Executivo Municipal de Uberaba na ordem de R$1 milhão oriundos de serviços realizados desde o mês de junho de 2022. Informaram também que há cerca de R$4 milhões retidos provenientes de emendas parlamentares destinadas à custeio. Espera-se que seja feita a formalização do repasse da celebração de aditivo referente ao Termo de Convênio.
Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que "na segunda quinzena de janeiro, foram pagos os valores mensais aos prestadores de Serviços SUS. A Secretaria de Saúde não mede esforços para apurar e solucionar toda e qualquer solicitação dos prestadores. Lembrando que é necessário seguir todos os trâmites necessários para dar legalidade a toda e qualquer despesa. O compromisso da gestão é solucionar o problema o mais breve possível".